domingo, 31 de maio de 2009

Desprendimento

Acredito que ainda há comunistas convictos e coerentes que saibem relativizar o valor do dinheiro que, sendo importante, não é assim tão importante.
Muitos crimes, desvarios, processos judiciais, guerras são cometidos por causa do dinheiro.
S. Nuno Álvares Pereira deu o exemplo de desprendimento dos bens da terra, Ilda Figueiredo segue-lhe o exemplo.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Deve a Justiça ter uma componente pedagógica ?

Uma vez num pedido de aclaração de um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, aleguei que a decisão omitia a sua fundamentação e explicação e que isso, além de violar o código de processo civil que obriga à fundamentação das decisões, também prejudicava a sua compreensão, do ponto de vista pedagógico às partes envolvidas.

Em resposta, o Juíz-Conselheiro relator, disse-me que nada tinha que explicar, nem fundamentar e que a Justiça e os tribunais não têm qualquer finalidade pedagógica, mas apenas a finalidade de fazer Justiça.
Como é óbvio, não concordo minimamente com esta posição.
A propósito do caso Alexandra, o Juíz-Desembargador do Tribunal da Relação de Guimarães, Dr. Gouveia de Barros, responsável pela decisão de entrega da menor à mãe de sangue, teve a nobreza e a coragem de dar a cara e de tentar explicar a razão dessa sua decisão.
Em simultâneo, confessou o seu lado humano ao dizer que se tinha chocado com as imagens da menor a ser fisicamente molestada pela mãe de sangue.
Por outras palavras, mostrou o seu lado humano e, em simultâneo, tentou pedagogicamente explicar a sua anterior decisão.
A resposta do Conselho Superior de Magistratura foi esta: a possível abertura de um processo disciplinar.
Infelizmente, parte da nossa Magistratura continua a ter uma visão antiquada da Justiça, mais própria do século passado, em que os Juízes devem ser vistos como super-homens, que estão acima do comum dos mortais, que tomam decisões que não têm que ser explicadas, nem fundamentadas, mas apenas cumpridas, sem necessidade de "dar a cara".
Nem todos os magistrados pensam assim, e já aqui dei o bom exemplo do Dr. Pavão ou (acrescento) do Dr. Antunes, ambos juízes do tribunal de circulo de Faro que, nas suas decisões, além de se preocuparem com o factor "reintegração" e "recuperação" do infractor, têm a preocupação de explicar a todos as razões dessas suas decisões.

Governo empurra pessoas para o Faroeste


Ontem, saíu a notícia de que o número de processos novos entrados em tribunal diminuíu bastante, pelo que, em consequência, o número de processos findos foi superior ao número desses processos novos.


O governo regozijou-se e o cidadão comum não se apercebe da falácia que está subjacente a esta notícia.

Porém, para quem trabalha no sistema, como eu, esta notícia mostra antes a falência de uma das vertentes mais importantes de um Estado de Direito: O bom funcionamento da justiça.


Se esta notícia significasse maior rapidez na decisão dos tribunais, é óbvio que seria uma notícia positiva.


A questão é que a conclusão de que as decisões estão a ser proferidas em número superior aos processos entrados encerra, em si, uma falácia porque utiliza como critério de comparação precisamente os processos entrados.


E, neste momento, os cidadãos estão a recorrer cada vez menos aos tribunais precisamente porque não acreditam na justiça, quer pelos seus resultados incertos, quer pela demora na resolução dos problemas, quer pelo elevado preço das custas judiciais, agravadas com o o recente Regulamento das Custas Judiciais.


Esta situação está a levar as pessoas e as próprias empresas a não recorrer aos tribunais e a procurar fazer justiça por mãos próprias:


- O recurso à coacção, à ameaça ou mesmo à ofensa à integridade física sobre credores, devedores e até sobre os próprios advogados que os representam só mostra a falência do sistema judicial.


Todas as semanas chegam-me ao conhecimento casos concretos onde isto acontece, de pessoas e empresas que decidem usar "meios privados", por vezes, pouco legítimos para resolver casos que deveriam ser discutidos em tribunal.


O que o Governo conseguiu foi promover mais uma das suas políticas de capitulação. Ou seja, como não se consegue reduzir o número de processos, nem aumentar a eficácia do sistema judicial desincentiva-se o seu uso, aumentando-se as custas judiciais.


Isto leva-nos à degenerescência e desagregação e é bem elucidativo da actual falência do Estado de Direito

João Moura e Juliana Madeira


Ontem tive a oportunidade de participar em mais uma reunião da comissão política do PSD/S.Brás de Alportel e, mais uma vez, pude constatar as qualidades do nosso candidato, Dr. João Mouta:

A sua seriedade; preocupação por ouvir os outros sobre os problemas e possíveis soluções para o concelho; a originalidade de algumas das suas ideias; a capacidade para identificar as lacunas e carências das populações sambrazenses; a sua competência e experiência técnicas, sobretudo na área do ordenamento do território demonstram que o PSD tem um excelente candidato e uma óptima alternativa.

Também a nossa candidata à Junta de Freguesia, Juliana Madeira, é uma óptima escolha e uma boa alternativa à Junta de Freguesia de S.Brás de Alportel.
Conheço bem a candidata e posso garantir que é uma excelente gestora, sobretudo na área administrativa: é uma pessoa muito dinâmica e activa e, sobretudo, é uma boa conhecedora do concelho e das suas gentes, garantindo uma boa relação de proximidade- tudo características que se encaixam na perfeição no perfil ideal que deve caracterizar um bom presidente de uma junta de freguesia.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os efeitos da ética liberal democrática

The whole effort to create a ruthless, amoral, situational ethics culture has probably driven me toward a more overt Christianity. I’ll give you an example. As a college student at Emory when the Supreme Court ruled that school prayer was unconstitutional [in 1963] after 170 years of American history, I didn’t notice it. As a graduate student at Tulane I probably would have said it’s a good decision.

I’ve now had an additional 40 years to think about it. And I think about the world of my grandchildren. I don’t think American children are healthier, safer, and better off today than they were in 1963. So I have actually become more conservative in response to the failure of the liberal ethos to solve problems
.

Newt Gingrich
Ex- Speaker da assembleia de deputados dos EUA

Daqui

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O sono, segundo Fernando Pessoa

"Tudo o que dorme é criança, de novo,
Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não dá conta da vida"

Livro do Desassossego

O nosso mal é o sono



O nosso mal é sono.

Chega-se a casa tarde; tarde se janta; tarde se arruma a cozinha; tarde se acende a televisão; tarde se resmunga sobre os assuntos de família; tarde se acorda no sofá; tarde se deita… E cedo se levanta.

Que vida é esta?

Um disparate pegado.

Com sono tudo se faz, excepto pensar.

Excepto sorrir.

Excepto ouvir.

Excepto prever.

Excepto planear.

Excepto ter gosto no trabalho, na família e no convívio com os colegas; e muito menos com os chefes.

Excepto sonhar acordado, sobretudo com o fim de semana… em que novamente a gente se deitará tarde.

É verdade que, mesmo assim, somos capazes de meter-nos no trabalho até às orelhas, até porque, se não, despedem-nos, ou desclassificam-nos, ou falimos.

Mas que não nos incomodem com mais nada!

Estamos fartos!

Depois, não há quem entenda esta mulher, quem ature este marido; quem compreenda estas crianças; quem suporte estes sogros; quem tenha pachorra para os eternos problemas daquele irmão, ou do sócio…

E ainda por cima, esta crise!

Mais os engarrafamentos…

Não é o nosso único mal, o sono, mas é um dos mais insidiosos e que nos passa mais despercebido.
Pe. Hugo de Azevedo

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Choque entre Titãs

Esta 4ª feira terá lugar um autêntico choque entre titãs, entre as 2 melhores equipas do mundo da actualidade, Manchester United e Barcelona.

O jogo decidir-se-à nos pormenores; nas pequenas coisas; no golpe de génio de um dos seus jogadores; no não deixar passar, nem permitir, falhas por mais pequenas ou inofensivas que possam parecer; na atenção e vigilância de todos os movimentos; no não subestimar o adversário e na regularidade e eficácia dos seus jogadores mais discretos.

Por detrás desse jogo estão horas e horas de preparação, trabalho e empenho.

Também na nossa vida pessoal, familiar e profissional, volta e meia, acontecem estas situações e o futebol pode-nos ajudar a reflectir sobre o jogo da vida e a forma de não o perdermos.

Aqui ficam 2 excelentes trailers acerca do embate de leões que se aproxima:





Candidatos decentes ao PE precisam-se

Paulo Rangel numa das suas últimas entrevistas onde defende o casamento homossexual e acusa a Igreja de retrógrada em relação a várias matérias, conseguiu o feito de afastar de si uma parte significativa do voto de direita, incluindo o meu.
A este propósito, via confidências, vale a pena ler o excelente post do Bernardo Motta.
Resta-nos, pois, poucas alternativas, entre o pusilânime CDS/PP e o promissor, embora ainda demasiado recente, MEP, de Laurinda Alves.

domingo, 24 de maio de 2009

Palácio dos Galvões Mexias


Lisboa é uma autêntica cidade-museu ao ar livre.
Cada rua, cada espaço tem o seu lugar na história.
Aqui fica um exemplo que prometo ir repetindo nas próximas semanas.

No século XVIII Foi mandado construir por el Rei D.João V, diz-se para realizar os seus encontros amorosos com a Madre Paula, Abadessa de Odivelas.


No século XIX foi adquirida por uma família burguesa abastada, tendo caído no Século XX no abandono e, nos anos 60, foi objecto de restauro, sobretudo ao nível dos vidros e da fachada que se encontrava muito degradada, sendo actualmente o Museu da Cidade de Lisboa.

João Bénard da Costa

No seu recente falecimento, aqui deixo um link com a selecção de alguns artigos de opinião de João Bénard da Costa.

Confesso que os meus preferidos são os da Etty Hillesum

Um verdadeiro must !

Adopção


Quem opta por dar a criança indesejada que leva no ventre para a adopção ganha em 2 frentes:


- Evita aquilo que para si subjectivamente é uma infelicidade, a gravidez indesejada, com a vantagem de não fazer pagar essa sua opção com a vida de um inocente.


- Evita os efeitos potencialmente negativos que um aborto teria na sua vida, em termos psicológicos e fisiológicos.


P.S.- Gostaria muito de trabalhar na área da assessoria jurídica ao processo adoptivo. São poucos os advogados que se especializam nesta área. Conto nas férias poder estudar e aprofundar melhor esta temática.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A origem do meu activismo pró-vida

Desde sempre que fui a favor da vida e contra o aborto.Porém, fiquei mais convicto ainda quando num final da tarde de um dia, algures entre 90 e 95, vi este documentário e fique verdadeiramente petrificado com este acto abominável que é o aborto.

Há uns 5 anos atrás pude também testemunhar os efeitos do aborto clandestino numa mulher de baixos recursos que, com o seu 2º aborto clandestino, ía ficando à beira da morte com tantas hemorragias que sofreu.
Fiquei igualmente sensibilizado, mas não ao ponto de modificar a minha posição sobre o aborto.

Aborto seja ele clandestino ou legal é sempre um acto horrendo e desprezível.
Não é por algo que é mau, ser muito usado, que, por isso, se torna num acto necessariamente bom.

Kama Sutra Católico

Para muitos opositores da Igreja Católica, esta defende uma visão cinzenta da sexualidade, razão pela qual os católicos terão (defendem) uma péssima vida sexual, onde tudo é feito às escuras, apenas e unicamente para gerar filhos e sempre cheios de escrúpulos e complexos de culpa.

Há uns anos atrás, no início da TVI, dava uma série cómica norte-americana, na hora em que os outros canais de televisão davam telenovelas brasileiras.

A série original chamava-se "Just the ten of us" e retratava a vida de uma família católica de 8 filhos e, uma coisa curiosa que me chamava à atenção, é que em boa parte dos episódios havia referências às relações conjugais entre os pais destes 8 filhos.

Sempre que os filhos saiam da casa, os pais corriam para o andar de cima, todos entusiasmados - situação que contrasta um pouco com o que se passa no mundo moderno, onde muitos casais passam semanas ou mesmo meses sem terem relações.

Corroborando os comportamentos presentes na tal série do "Just the then of us" que contratasta com o que escrevi no primeiro parágrafo deste post, apareceu agora um Franciscano Polaco, com a aprovação da Igreja, que defende o já chamado "Kama Sutra Católico", aqui.

Quanto à série, para quem não se recorda, aqui fica:

Para que serve a nossa vida? E como vivê-la melhor sem a desperdiçar?

Encontrei este filme do Arcebispo Fulton Sheen, já falecido em 1979, cuja causa de canonização está a correr, neste momento nos Estados Unidos, e que se destacou pelos seus dotes de oratória em programas de rádio e televisão.

Nos EUA, várias das suas intervenções estão a ser recuperadas e repetidas por alguns canais de televisão dada a enorme riqueza e actualidade do seu conteúdo.

Neste excerto, ele fala da vida, do que fazer da vida, como viver a vida, para que serve a vida, com muitas histórias divertidas e cómicas pelo meio.

Vale a pena ouvir os 10 minutos de duração deste vídeo:

O que é o jantar ?

Aqui fica um blog simpático (O que é o jantar) que, entre outros temas, aborda bastante a questão da adopção, um dos temas menos queridos na nossa sociedade, mas que precisava tanto de ser mais aprofundado e acarinhado.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Carreirismo político na assembleia da república


Ao fim de 2 séculos de história, o nosso parlamentarismo continua na mesma.


O carreirismo, o escolher o que a direcção parlamentar ou partidária pretendem, em detrimento das suas próprias convicções e valores, de forma a perpetuar uma carreira política ou um estatuto social e financeiro, mantêm-se sobretudo em partidos como CDS, o PSD e o PS.


Veja-se o que diz a deputada Matilde Sousa Franco:



O exemplo de St. Thomas More continua a ser perene e actual e os muitos Richard Rich's deste mundo também...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Em homenagem aos que puderam nascer e aos que poderiam ter nascido

O pudim ou a tentação da vontade




Nesta entrevista, o Sr. Alberto Cutié teve o bom senso de tirar o cabeção e adoptou uma postura muito mais humilde e aceitável do que numa entrevista anterior onde, de cabeção ao pescoço, pavoneou-se com a sua nova relação, tipo teenager deslumbrado.

Neste caso, gostei mais desta entrevista pela frontalidade e pela humildade manifestadas.

É claro que o Sr. em causa ficará com a sua amada e não lhe faltará trabalho para sustentar a sua prole.

É difícil julgar e condenar alguém, mas para manter um compromiso há que questionar permanentemente o "status quo" e adoptar comportamentos defensivos, às vezes, e ofensivos, em outras vezes.

Mas há que ter consciência, uma consciência lúcida, por um lado, das responsabilidades que estão por detrás de um compromisso e, por outro, das permanentes armadilhas, rasteiras e ratoeiras que a vida e o .... (sabem quem é) nos prega.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Educação Sexual prá frentex

Uma professora, deslumbrada com o projecto da Juventude Socialista, antecipou-se e começou já a dar aulas de educação sexual.

domingo, 17 de maio de 2009

Crises matrimoniais


Algumas histórias sobre crises matrimoniais têm -me ultimamente feito reflectir sobre as origens das crises matrimoniais, sendo que algumas delas degeneram depois em divórcio.

São várias as razões dessas crises.

Umas têm a ver com o aparecimento dos filhos. Muitos casais vivem intensamente um para o outro e com a chegada dos filhos, a mulher deixa de ser a amante para passar a ser a mãe que coloca os filhos no centro das suas atenções em detrimento do marido que é colocado num local secundário.

Outra situação tem a ver com o facto de muitos homens considerarem as suas esposas como algo não prioritário. Como diz, aqui este artigo, o marido coloca a mulher no final da sua lista de prioridades e, mesmo assim, apenas se lembra dela para satisfazer as suas necessidades fisiológicas, isto é, fazer sexo.

O excesso de trabalho de um dos membros do casal ou (ainda pior) dos dois, também é uma das razões que levam à crise matrimonial, afastando-os progressivamente, esfriando a relação e reduzindo o romance.

Por fim, há também as crises das idades. Do lado dos homens, a “crise dos 40” ou a “crise dos 50” que fazem com que pretenda refugiar-se em companhias femininas mais jovens como forma de “rejuvenescimento”. Do lado das mulheres, a crise da menopausa que as faz, por vezes, diminuir a sua auto-estima e procurar um maior isolamento.

Chega-se, então, a uma altura, como dizia um colega meu divorciado, em que da situação do namoro onde “até os defeitos viravam virtudes” se passa para a situação de crise matrimonial onde “até as virtudes viram defeitos”.

Tudo isto é grave e exige reflexão e diálogo.

Às vezes, os afastamentos vão-se dando progressivamente e, quando se dá com eles, já é tarde de mais porque se chegou a um ponto de não-retorno em que o casal de "amantes" passa para casal de "estranhos.

Neste último caso em vez do "live together alone" vive-se no "live alone together"

Qual é, então, a solução para estas crises ?

Dizia um casal que leva já dezenas de anos de casados que é uma questão de sorte.

Será?

Não sei.

Penso que a solução passa por se abrir o jogo, contar ao outro as suas necessidades e frustrações e, ao mesmo tempo, ter a capacidade de “encaixe” para tomar consciência da importância das necessidades e frustrações dos outros.

Por outro lado, para que um relacionamento dure, há que fazer um esforço de auto-aperfeiçoamento e de cedência mútua.

Também a salvaguarda dos momentos a sós é muito importante.

O homem-marido tem que compreender que o casamento não pode ser só um local para satisfazer as suas necessidades sexuais e a mulher, por seu turno, tem que compreender que o marido também deve merecer tanta ou mais atenção do que aquela que ela dedica aos seus filhos.

O resto é uma aventura que se faz no dia a dia e que se espera ser bem sucedida de forma a que ambos possam chegar, como diz a música da Mafalda Veiga, “onde só chega quem não tem medo de naufragar”.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Competências sociais

Já que falamos de filmes, aqui deixo uma das minhas cenas preferidas que não me canso de ver e rever:

- A parte do filme Pay it forward (ou favores em cadeia) em que um professor de estudos sociais tenta mobilizar os seus alunos para o activismo cívico, através de um trabalho de casa original.

Esta cena é muito actual e tem muito a ver com a juventude actual que é uma juventude muito perdida e sem objectivos na vida.

Dizia uma psicóloga há uns tempos atrás, a propósito da cena do telemóvel da Escola Carolina Micaelis, que os jovens olham para o mundo e para os adultos e não gostam do que vêem e, por isso, não estão motivados para nada; nada os motiva.

A minha mulher, há uns anos atrás, era responsável por uma turma de curriculos alternativos, precisamente composta de jovens inteligentes, mas completamente desmotivados e uma das coisas que procurava desenvolver eram as chamadas "competências sociais", isto é, que eles se apercebam do contributo que podem dar para os outros e das vantagens que os outros lhes podem dar.

E fazia-o através de jogos muito simples onde se evidenciava as vantagens do trabalho em grupo- um possível caminho para ressuscitar a " verdadeira juventude" que existe no fundo destes velhos jovens.


Crash

Hoje, quando voltava de Portimão, passei por 2 acidentes de viação, carros despedaçados, felizmente e aparentemente sem feridos.

Lembrei-me do filme Crash, para mim, um dos melhores dos últimos tempos, na linha de Magnolia ou de American Beauty (mas sem o pessimismo e nihilismo deste último)

Neste filme defende-se a tese que as pessoas hoje estão tão afastadas umas das outras que têm literalmente de "colidir" para poderem ter uma desculpa para comunicar.

O filme aborda principalmente a temática da segregação racial e social, mas vai muito para além disso; aborda também o problema da coexistência entre os humanos que ou redunda em violência ou em solidariedade e entre-ajuda.
E o filme dá vários exemplos destas 2 opções, alguns até bastante desconcertantes e irónicos.

Um belo filme para ver, reflectir e (para quem tem alunos) discutir.

Rádio Costa D'Oiro

Após ter sido entrevistado hoje para a rádio Clube do Sul de Faro, estarei, Dia Internacional da Família, pelas 15 horas, na Rádio Costa D'Oiro , de Portimão, para falar da semana da vida e da iniciativa que a Plataforma Algarve pela Vida irá levar a cabo amanhã em Faro, no jardim municipal da Alameda.

Partido Portugal Pró-Vida

O Partido Portugal Pró-Vida entregou as assinaturas necessárias à sua constituição no Tribunal Constitucional.

O seu líder Luis Botelho Ribeiro é uma pessoa que demonstra ter inúmeras qualidades, entre as quais a tenacidade, coragem, persistência e o dinamismo necessários aos grandes feitos que até agora realizou.

Já aqui referi que o modelo e a forma como, em particular, o PS, o PSD e o PP estão a trabalhar mostra que há espaço para iniciativas da sociedade civil, tais como o Portugal Pró-vida, o MMS ou o Esperança Portugal.

As pessoas estão fartas dos partidos e dos políticos tradicionais e querem algo que, realmente, esteja mais próximo das suas necessidades e das suas convicções.

Nisto tudo é importante que estes partidos emergentes aprendam com os erros do falecido Partido da Solidariedade Nacional (PSN) e não caiam na tentação fácil da demagogia.

Entretanto, parabéns ao Luis Botelho Ribeiro !

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Curar a sua homossexualidade

Aqui fica o blog http://www.gaytoheteroconverter.blogspot.com/ de alguém que, com muita coragem, decidiu contrariar as suas tendências num percurso que nem sempre é linear ou fácil.

Ver também aqui um livro recentemente publicado sobre esta matéria.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

segunda-feira, 11 de maio de 2009


LAZER – JOGOS DE RUA- CONVÍVIO


PRÓXIMO SÁBADO, DIA 16 DE MAIO, PELAS 16 HORAS


NO JARDIM MUNICIPAL DA ALAMEDA, EM FARO(JUNTO AO PARQUE INFANTIL)


DESTINADO A CRIANÇAS E JOVENS



com apresentação de 3 iniciativas pela vida:


SOS VIDA - SOS GRÁVIDA - APFN

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Anjos e Demónios

Ron Howard, Dan Brown, Tom Hanks e a Sony Pictures continuam a querer enriquecer à custa da Igreja Católica.
Subjacente ao filme está a ideia de que Deus, na realidade, não existe, nem nunca existiu e a Igreja Católica mais não é do que um grupo de psicopatas que tentam dominar o mundo com o seu delírio apenas com o único e exclusivo objectivo de obter e ganhar mais poder e que apenas sobrevive com base em mentiras, burlas e até, se necessário, assassinatos.
Sobre este estéreotipo já escrevi também aqui.
Ao misturarem factos verdadeiros com invenções e ficções criam a dúvida e confundem as pessoas, sobretudo, as que estão menos informadas acerca da Igreja e da sua história.




Eis alguns factos, via fiat lux:

"Dan Brown claims: Copernicus was murdered by the Catholic Church.
Fact: Copernicus died quietly in bed at age 70 from a stroke, and his research was supported by Church officials; he even dedicated his masterwork to the Pope.
Dan Brown claims: “Antimatter is the ultimate energy source. It releases energy with 100% efficiency.”
Fact: CERN, the lab which plays an important role in his story, actually debunked this claim on their website: “The inefficiency of antimatter production is enormous: you get only a tenth of a billion of the invested energy back.”
Dan Brown claims: Churchill was a “staunch Catholic.”
Fact: Any history buff could tell you that Churchill wasn’t Catholic, he was Anglican; nor was he particularly religious. The only things Churchill was staunch about were cigars, whiskey, and defending the British Empire.
Dan Brown claims: Pope Urban VII banished Bernini’s famous statue The Ecstasy of St. Teresa “to some obscure chapel across town” because it was too racy for the Vatican.
Fact: The statue was actually commissioned by Cardinal Cornaro specifically for the Cornaro Chapel (Brown’s “obscure chapel”). Moreover, the sculpture was completed in 1652 — eight years after Urban’s death.
Dan Brown claims: Bernini and famed scientist Galileo were members of the Illuminati.
Fact: The Illuminati was founded in Bavaria in 1776. Bernini died in 1680, while Galileo died in 1642 — more than a century before the Illuminati were first formed."

Desvarios socialistas


Nestes últimos meses tem-se legislado muito e mal.
A legislação saí com erros, é feita de forma precipitada, estouvada, por vezes até, tecnicamente mal redigida e, sobretudo, não leva em consideração a realidade e as consequências práticas da aplicação da lei em face das vicissitudes do dia a dia dos seus destinatários.
Aconteceu com a lei que liberalizou o divórcio; aconteceu com o Estatuto do Aluno- Só para dar 2 exemplos.
No caso da educação e da avaliação dos professores, a própria Ministra reconheceu erros e corrigiu legislação e ainda hoje contam-se às dezenas a quantidade de despachos e circulares que tentam tapar, compensar e contrariar os buracos, lacunas e imprecisões da catadupa de regulamentações que afogam os professores.
Esta situação, aliás, tem sido devidamente denunciada pelo Senhor Presidente da República que se diz estupefacto pela forma como se legisla em Portugal.
Insiste-se em condicionar e mudar a sociedade através de regulamentações baseadas em suposições e teorias que, depois, na prática, revelam-se completamente esquizofrénicas e nem alguns aspectos positivos de medidas adoptadas no âmbito do Simplex apagam estas falhas graves.
Já com a nova legislação sobre divórcio, há uma quase unanimidade dos agentes judiciários, incluindo do próprio pai da lei, o professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Guilherme Oliveira, acerca das falhas, lacunas e “errozitos” (expressão do próprio) causadas por uma precipitação alucinada e pela ânsia ideológica de "mudar a sociedade".
No caso da avaliação dos professores as consequências práticas desta esquizofrenia legislativa ainda é mais grave pelas consequências negativas que está a gerar no relacionamento entre os próprios professores..
Quem lida directa ou indirectamente com escolas públicas conhece o enorme desgaste, o stress, o conflito, o mau ambiente de trabalho e o mau estar entre professores gerado pelo novo sistema de avaliação regulado pelo complexo Decreto Regulamentar nº2/2008 de 10 de Janeiro.
Este Decreto Regulamentar é um chorrilho de conceitos, comissões, critérios mistos de avaliação, quase todos incertos e confusos e está a gerar uma autêntica trapalhada no dia a dia das escolas públicas, já para não falar no número de acções e providências cautelares que gerou.
De facto, à medida que se vão aplicando a miríade de decretos regulamentares, circulares, etc.. sobre a avaliação dos professores vão surgindo novas dúvidas e encontram-se novas lacunas.
Sou totalmente a favor da avaliação de professores, mas feita de maneira ponderada, participada e de forma o mais prática e menos burocrática possível.
Os professores perdem tempo com sindicatos, multíplas reuniões, conspirações entre colegas e contra conselhos executivos quando deveriam, antes, estar mais preocupados com o ensino e o acompanhamento dos seus alunos.
E é a esta escola desmotivada, revoltada e desorientada que o mesmo Estado pede que dê educação sexual aos seus alunos ?
Outro exemplo ainda é a forma completamente surrealista como se está a obrigar as pessoas a legalizar, entre outras, os seus furos e fossas assépticas num curto espaço de tempo, sem levar em consideração a burocracia que está a ser pedida, nem a falta de divulgação ainda existente.
Mais uma vez, terá que se fazer um remendo legislativo, prorrogando prazos e corrigindo a posteriori a má regulamentação socialista que, é caso para se dizer, “vive no mundo da lua”.
Temos assim que o Estado, através da maioria socialista, ao invés de facilitar e melhorar a vida das pessoas, sobrecarrega-a com as mais variadas obrigações, impressos, formulários, registos, etc e pretende controlar e orientar a vida de cada um, desde os chips nas matrículas à quantidade de sal com que se faz o pão
No seu livro, recentemente publicado, denominado “O Estado do Estado”, Paulo Rangel equipara o novo modelo de Estado à figura de Deus: está ominpresente em todo o lado e é omnisciente porque tudo quer controlar e, desta forma, sufocam-se os professores, as famílias, as empresas e, enfim, o próprio país.
É esta a liberdade do 25 de Abril ?
(Artigo publicado no "Notícias de S.Brás" de Maio)

terça-feira, 5 de maio de 2009

Daqui a algum tempo seremos todos muçulmanos

De acordo com este vídeo, daqui a algum tempo seremos todos muçulmanos e as Fernandas Câncios e Palmiras Silvas deste país terão todas que usar o véuzinho e o seu burkazinho...


Maio

Depois do êxito do ano passado, agora, mais um vídeo:


domingo, 3 de maio de 2009

Lisboa Museu

Tal como aqui já referi anteriormente, sou um apaixonado por Olisipografia.

Como muitas outras cidades, Lisboa é um autêntico Museu vivo, onde imóveis e ruas se mantêm incólumes ao longo de séculos seguidos.

Aqui faço 2 destaques:

- Joshua Benoliel, o pai do fotojornalismo português que nos deixou uma herança muito valiosa, o seu espólio de fotos de Lisboa (ver aqui uma pequena amostra).

- O site Revelar Lisboa que oferece muitas curiosidades e informações sobre a história de Lisboa.