sábado, 2 de dezembro de 2006

SEVILHA E A DESNECESSIDADE DA PERFEIÇÃO

No dia 1 de Dezembro, como habitual todos os anos, costumo ir com a família da minha mulher a Sevilha, Espanha fazer 2 coisas: Comemorar o dia da Independência, gozando com o facto de em Portugal por causa deles ser feriado e de, nesse dia, os espanholitos estarem a bulir. E, ainda, prestar adoração ao Deus Consumo, gastando o dinheirinho que me custou muitas horas a ganhar a comprar roupas, brinquedos e outros quejandos que daqui a uns anitos vão parar à porta da Misericórdia aqui do sitio
No meio daquela confusão toda que são as ruas do centro de Sevilha, enquanto descansava, de horas intermináveis de compras, encostado a um cubo de rua, ao deambular pelo meio daquele frenesim todo de movimento e confusão, os meus olhos depararam-se com um cartaz à porta da Clockhouse, uma subsidiária da C&A que dizia qualquer coisa parecida com "IF YOU LOOK NICE, WHY DO YOU NEED DO BE PERFECT". Achei a frase extraordinária por resumir muito bem os nossos tempos actuais em que basta um pouco de gel no cabelo, um ar cool e a cabeça o mais oca possível....
Parece-me que nem na época mais decadente do império Romano teremos chegado tão baixo. Dizia um amigo meu que hoje é um ilustre deputado do PP, há uns tempos atrás, sobre os meus desvarios de adolescente tardio, "tu precisas é de levar muita porrada". Se calhar, isto aplica-se bem a esta sociedade Ocidental doida.
Miguel

Sem comentários: