Os homens são a coisa mais fantástica que há à face da terra. Mas, por vezes, são umas autênticas mulas porque metem argolada e depois disso, metem argolada outra vez. O grande mal do homem não está na falta de inteligência, está na falta de vontade que se deixa seduzir por essa coisinha doce e melosa, como um pudim. E quando assim é, o homem torna-se naquilo pelo qual se deixa seduzir- um pudim que qualquer colher esquarteja e leva à boca até desaparecer. Perceberam?
domingo, 31 de maio de 2009
Desprendimento
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Deve a Justiça ter uma componente pedagógica ?
Governo empurra pessoas para o Faroeste
João Moura e Juliana Madeira
Ontem tive a oportunidade de participar em mais uma reunião da comissão política do PSD/S.Brás de Alportel e, mais uma vez, pude constatar as qualidades do nosso candidato, Dr. João Mouta:
A sua seriedade; preocupação por ouvir os outros sobre os problemas e possíveis soluções para o concelho; a originalidade de algumas das suas ideias; a capacidade para identificar as lacunas e carências das populações sambrazenses; a sua competência e experiência técnicas, sobretudo na área do ordenamento do território demonstram que o PSD tem um excelente candidato e uma óptima alternativa.
Também a nossa candidata à Junta de Freguesia, Juliana Madeira, é uma óptima escolha e uma boa alternativa à Junta de Freguesia de S.Brás de Alportel.
Conheço bem a candidata e posso garantir que é uma excelente gestora, sobretudo na área administrativa: é uma pessoa muito dinâmica e activa e, sobretudo, é uma boa conhecedora do concelho e das suas gentes, garantindo uma boa relação de proximidade- tudo características que se encaixam na perfeição no perfil ideal que deve caracterizar um bom presidente de uma junta de freguesia.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Os efeitos da ética liberal democrática
I’ve now had an additional 40 years to think about it. And I think about the world of my grandchildren. I don’t think American children are healthier, safer, and better off today than they were in 1963. So I have actually become more conservative in response to the failure of the liberal ethos to solve problems.
Newt Gingrich
Ex- Speaker da assembleia de deputados dos EUA
Daqui
quarta-feira, 27 de maio de 2009
O sono, segundo Fernando Pessoa
Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não dá conta da vida"
Livro do Desassossego
O nosso mal é o sono
O nosso mal é sono.
Pe. Hugo de Azevedo
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Choque entre Titãs
O jogo decidir-se-à nos pormenores; nas pequenas coisas; no golpe de génio de um dos seus jogadores; no não deixar passar, nem permitir, falhas por mais pequenas ou inofensivas que possam parecer; na atenção e vigilância de todos os movimentos; no não subestimar o adversário e na regularidade e eficácia dos seus jogadores mais discretos.
Por detrás desse jogo estão horas e horas de preparação, trabalho e empenho.
Também na nossa vida pessoal, familiar e profissional, volta e meia, acontecem estas situações e o futebol pode-nos ajudar a reflectir sobre o jogo da vida e a forma de não o perdermos.
Aqui ficam 2 excelentes trailers acerca do embate de leões que se aproxima:
Candidatos decentes ao PE precisam-se
domingo, 24 de maio de 2009
Palácio dos Galvões Mexias
Cada rua, cada espaço tem o seu lugar na história.
Aqui fica um exemplo que prometo ir repetindo nas próximas semanas.
No século XVIII Foi mandado construir por el Rei D.João V, diz-se para realizar os seus encontros amorosos com a Madre Paula, Abadessa de Odivelas.
No século XIX foi adquirida por uma família burguesa abastada, tendo caído no Século XX no abandono e, nos anos 60, foi objecto de restauro, sobretudo ao nível dos vidros e da fachada que se encontrava muito degradada, sendo actualmente o Museu da Cidade de Lisboa.
João Bénard da Costa
Confesso que os meus preferidos são os da Etty Hillesum
Um verdadeiro must !
Adopção
sexta-feira, 22 de maio de 2009
A origem do meu activismo pró-vida
Há uns 5 anos atrás pude também testemunhar os efeitos do aborto clandestino numa mulher de baixos recursos que, com o seu 2º aborto clandestino, ía ficando à beira da morte com tantas hemorragias que sofreu.
Fiquei igualmente sensibilizado, mas não ao ponto de modificar a minha posição sobre o aborto.
Aborto seja ele clandestino ou legal é sempre um acto horrendo e desprezível.
Não é por algo que é mau, ser muito usado, que, por isso, se torna num acto necessariamente bom.
Kama Sutra Católico
Há uns anos atrás, no início da TVI, dava uma série cómica norte-americana, na hora em que os outros canais de televisão davam telenovelas brasileiras.
A série original chamava-se "Just the ten of us" e retratava a vida de uma família católica de 8 filhos e, uma coisa curiosa que me chamava à atenção, é que em boa parte dos episódios havia referências às relações conjugais entre os pais destes 8 filhos.
Sempre que os filhos saiam da casa, os pais corriam para o andar de cima, todos entusiasmados - situação que contrasta um pouco com o que se passa no mundo moderno, onde muitos casais passam semanas ou mesmo meses sem terem relações.
Corroborando os comportamentos presentes na tal série do "Just the then of us" que contratasta com o que escrevi no primeiro parágrafo deste post, apareceu agora um Franciscano Polaco, com a aprovação da Igreja, que defende o já chamado "Kama Sutra Católico", aqui.
Quanto à série, para quem não se recorda, aqui fica:
Para que serve a nossa vida? E como vivê-la melhor sem a desperdiçar?
Nos EUA, várias das suas intervenções estão a ser recuperadas e repetidas por alguns canais de televisão dada a enorme riqueza e actualidade do seu conteúdo.
Neste excerto, ele fala da vida, do que fazer da vida, como viver a vida, para que serve a vida, com muitas histórias divertidas e cómicas pelo meio.
Vale a pena ouvir os 10 minutos de duração deste vídeo:
O que é o jantar ?
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Carreirismo político na assembleia da república
O exemplo de St. Thomas More continua a ser perene e actual e os muitos Richard Rich's deste mundo também...
quarta-feira, 20 de maio de 2009
O pudim ou a tentação da vontade
Nesta entrevista, o Sr. Alberto Cutié teve o bom senso de tirar o cabeção e adoptou uma postura muito mais humilde e aceitável do que numa entrevista anterior onde, de cabeção ao pescoço, pavoneou-se com a sua nova relação, tipo teenager deslumbrado.
Neste caso, gostei mais desta entrevista pela frontalidade e pela humildade manifestadas.
É claro que o Sr. em causa ficará com a sua amada e não lhe faltará trabalho para sustentar a sua prole.
É difícil julgar e condenar alguém, mas para manter um compromiso há que questionar permanentemente o "status quo" e adoptar comportamentos defensivos, às vezes, e ofensivos, em outras vezes.
Mas há que ter consciência, uma consciência lúcida, por um lado, das responsabilidades que estão por detrás de um compromisso e, por outro, das permanentes armadilhas, rasteiras e ratoeiras que a vida e o .... (sabem quem é) nos prega.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Educação Sexual prá frentex
domingo, 17 de maio de 2009
Crises matrimoniais
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Competências sociais
- A parte do filme Pay it forward (ou favores em cadeia) em que um professor de estudos sociais tenta mobilizar os seus alunos para o activismo cívico, através de um trabalho de casa original.
Esta cena é muito actual e tem muito a ver com a juventude actual que é uma juventude muito perdida e sem objectivos na vida.
Dizia uma psicóloga há uns tempos atrás, a propósito da cena do telemóvel da Escola Carolina Micaelis, que os jovens olham para o mundo e para os adultos e não gostam do que vêem e, por isso, não estão motivados para nada; nada os motiva.
A minha mulher, há uns anos atrás, era responsável por uma turma de curriculos alternativos, precisamente composta de jovens inteligentes, mas completamente desmotivados e uma das coisas que procurava desenvolver eram as chamadas "competências sociais", isto é, que eles se apercebam do contributo que podem dar para os outros e das vantagens que os outros lhes podem dar.
E fazia-o através de jogos muito simples onde se evidenciava as vantagens do trabalho em grupo- um possível caminho para ressuscitar a " verdadeira juventude" que existe no fundo destes velhos jovens.
Crash
Lembrei-me do filme Crash, para mim, um dos melhores dos últimos tempos, na linha de Magnolia ou de American Beauty (mas sem o pessimismo e nihilismo deste último)
Neste filme defende-se a tese que as pessoas hoje estão tão afastadas umas das outras que têm literalmente de "colidir" para poderem ter uma desculpa para comunicar.
O filme aborda principalmente a temática da segregação racial e social, mas vai muito para além disso; aborda também o problema da coexistência entre os humanos que ou redunda em violência ou em solidariedade e entre-ajuda.
E o filme dá vários exemplos destas 2 opções, alguns até bastante desconcertantes e irónicos.
Um belo filme para ver, reflectir e (para quem tem alunos) discutir.
Rádio Costa D'Oiro
Partido Portugal Pró-Vida
O seu líder Luis Botelho Ribeiro é uma pessoa que demonstra ter inúmeras qualidades, entre as quais a tenacidade, coragem, persistência e o dinamismo necessários aos grandes feitos que até agora realizou.
Já aqui referi que o modelo e a forma como, em particular, o PS, o PSD e o PP estão a trabalhar mostra que há espaço para iniciativas da sociedade civil, tais como o Portugal Pró-vida, o MMS ou o Esperança Portugal.
As pessoas estão fartas dos partidos e dos políticos tradicionais e querem algo que, realmente, esteja mais próximo das suas necessidades e das suas convicções.
Nisto tudo é importante que estes partidos emergentes aprendam com os erros do falecido Partido da Solidariedade Nacional (PSN) e não caiam na tentação fácil da demagogia.
Entretanto, parabéns ao Luis Botelho Ribeiro !
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Curar a sua homossexualidade
Ver também aqui um livro recentemente publicado sobre esta matéria.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
segunda-feira, 11 de maio de 2009
sexta-feira, 8 de maio de 2009
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Anjos e Demónios
Eis alguns factos, via fiat lux:
"Dan Brown claims: Copernicus was murdered by the Catholic Church.
Desvarios socialistas
Nestes últimos meses tem-se legislado muito e mal.
A legislação saí com erros, é feita de forma precipitada, estouvada, por vezes até, tecnicamente mal redigida e, sobretudo, não leva em consideração a realidade e as consequências práticas da aplicação da lei em face das vicissitudes do dia a dia dos seus destinatários.
Aconteceu com a lei que liberalizou o divórcio; aconteceu com o Estatuto do Aluno- Só para dar 2 exemplos.
No caso da educação e da avaliação dos professores, a própria Ministra reconheceu erros e corrigiu legislação e ainda hoje contam-se às dezenas a quantidade de despachos e circulares que tentam tapar, compensar e contrariar os buracos, lacunas e imprecisões da catadupa de regulamentações que afogam os professores.
Esta situação, aliás, tem sido devidamente denunciada pelo Senhor Presidente da República que se diz estupefacto pela forma como se legisla em Portugal.
Insiste-se em condicionar e mudar a sociedade através de regulamentações baseadas em suposições e teorias que, depois, na prática, revelam-se completamente esquizofrénicas e nem alguns aspectos positivos de medidas adoptadas no âmbito do Simplex apagam estas falhas graves.
Já com a nova legislação sobre divórcio, há uma quase unanimidade dos agentes judiciários, incluindo do próprio pai da lei, o professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Guilherme Oliveira, acerca das falhas, lacunas e “errozitos” (expressão do próprio) causadas por uma precipitação alucinada e pela ânsia ideológica de "mudar a sociedade".
No caso da avaliação dos professores as consequências práticas desta esquizofrenia legislativa ainda é mais grave pelas consequências negativas que está a gerar no relacionamento entre os próprios professores..
Quem lida directa ou indirectamente com escolas públicas conhece o enorme desgaste, o stress, o conflito, o mau ambiente de trabalho e o mau estar entre professores gerado pelo novo sistema de avaliação regulado pelo complexo Decreto Regulamentar nº2/2008 de 10 de Janeiro.
Este Decreto Regulamentar é um chorrilho de conceitos, comissões, critérios mistos de avaliação, quase todos incertos e confusos e está a gerar uma autêntica trapalhada no dia a dia das escolas públicas, já para não falar no número de acções e providências cautelares que gerou.
De facto, à medida que se vão aplicando a miríade de decretos regulamentares, circulares, etc.. sobre a avaliação dos professores vão surgindo novas dúvidas e encontram-se novas lacunas.
Sou totalmente a favor da avaliação de professores, mas feita de maneira ponderada, participada e de forma o mais prática e menos burocrática possível.
Os professores perdem tempo com sindicatos, multíplas reuniões, conspirações entre colegas e contra conselhos executivos quando deveriam, antes, estar mais preocupados com o ensino e o acompanhamento dos seus alunos.
E é a esta escola desmotivada, revoltada e desorientada que o mesmo Estado pede que dê educação sexual aos seus alunos ?
Outro exemplo ainda é a forma completamente surrealista como se está a obrigar as pessoas a legalizar, entre outras, os seus furos e fossas assépticas num curto espaço de tempo, sem levar em consideração a burocracia que está a ser pedida, nem a falta de divulgação ainda existente.
Mais uma vez, terá que se fazer um remendo legislativo, prorrogando prazos e corrigindo a posteriori a má regulamentação socialista que, é caso para se dizer, “vive no mundo da lua”.
Temos assim que o Estado, através da maioria socialista, ao invés de facilitar e melhorar a vida das pessoas, sobrecarrega-a com as mais variadas obrigações, impressos, formulários, registos, etc e pretende controlar e orientar a vida de cada um, desde os chips nas matrículas à quantidade de sal com que se faz o pão
No seu livro, recentemente publicado, denominado “O Estado do Estado”, Paulo Rangel equipara o novo modelo de Estado à figura de Deus: está ominpresente em todo o lado e é omnisciente porque tudo quer controlar e, desta forma, sufocam-se os professores, as famílias, as empresas e, enfim, o próprio país.
É esta a liberdade do 25 de Abril ?
terça-feira, 5 de maio de 2009
Daqui a algum tempo seremos todos muçulmanos
domingo, 3 de maio de 2009
Lisboa Museu
Como muitas outras cidades, Lisboa é um autêntico Museu vivo, onde imóveis e ruas se mantêm incólumes ao longo de séculos seguidos.
Aqui faço 2 destaques:
- Joshua Benoliel, o pai do fotojornalismo português que nos deixou uma herança muito valiosa, o seu espólio de fotos de Lisboa (ver aqui uma pequena amostra).
- O site Revelar Lisboa que oferece muitas curiosidades e informações sobre a história de Lisboa.