quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

José Pedro Aguiar Branco


Excelente a entrevista de Aguiar Branco hoje no jornal das 9 da SIC Notícias.


Mostra que, em caso do mais que provável fracasso de Luis Filipe Menezes, existe um forte candidato à liderança do PSD, com um perfil de profissionalismo e integridade moral altíssimo, capaz de fazer frente a um José Socrátes que começa, cada vez mais, a ficar com uma imagem mais e mais desgastada.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

A porca

Com que moral é que o Sr. Engº Sócrates acusa o PSD de faltar à palavra por querer rever um ponto secundário do acordo já celebrado sobre a reforma eleitoral autárquica, quando há 1 ano atrás este senhor a poucos dias do referendo prometeu que, caso o sim ganhasse, a lei da IVG seguiria o caminho das melhores práticas europeias sobre aconselhamento prévio da mulher.A sua palavra valeu zero uma vez que a nossa legislação é das mais radicais da europa !

Não pode atirar pedras, quem tem telhados de vidro.

Mas como já dizia Ramalho Ortigão, "a política é uma porca"

Em véspera de oscares...


A comédia "JUNO" está nomeada para 4 oscares e fala da história de uma adolescente que engravida do namorado, mas decide prosseguir com a sua gravidez.


Numa primeira fase, ainda admite recorrer ao aborto, mas logo desiste assim que sabe que o feto já tem unhas.


Em alternativa opta por seguir com a gravidez e entregar o bébé, após nascido, para adopção.


Para mais informações ver aqui.


E também o site oficial aqui.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Enquanto o bom tempo não chega...

Enquanto por aqui, desde Outubro imperam as doenças de inverno com a miudagem com bronquiólites, gripes e constipações, infecções de ouvido, sessões seguidas de antibiótico, vapores, pingos, gotas, tosse, noites mal dormidas, febre, faltas ao trabalho e ao infantário, etc., etc., etc. ...
....aqui fica um som dos Coldplay com cheirinho a américa latina para nos fazer ansear pela chegada do mês de Junho e da temperatura mais quentinha, praia, banhos, mergulhos, piscina, sem doenças, sem idas ao pediatra ou às urgências...
Entretanto, vamos riscando dia a dia, como na prisão, à espera do verão !
E como não há bom tempo, fica esta música

Aristides Sousa Mendes


Excelente site o "Museu Virtual de Aristides Sousa Mendes", o herói português da 2ª GGM

- Uma inquestionável referência ética (das poucas) do país.

É também uma forma nova de inaugurar um museu, desta vez virtual e constituí um excelente instrumento didáctico.


P.S.- Uma também nota de recordação apreço para o meu amigo Nuno de Sousa Mendes e a sua família.

Militia est vita hominis super terram

Militia est vita hominis super terram Vulgata, Jó 7.1





Aragorn, no Senhor dos Anéis, é o exemplo do lutador que luta impiedosamente contra os inimigos de fora e mantém-se imune aos inimigos que vêm de dentro

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Regulamentação PMA

Quer a lei que liberalizou o aborto, quer a lei da PMA encontram-se, ambas, no Tribunal Constitucional para apreciação da sua constitucionalidade.
Por "artes mágicas", o tempo vai passando e os respectivos processos continuam no fundo da gaveta à espera de decisão.
Entretanto, o governo vai avançando com regulamentação de leis cuja constitucionalidade ainda não foi apreciada.
É o caso da regulamentação da PMA, aqui.
Mais um capítulo triste da já muito descredibilizada Justiça portuguesa, ainda esta semana novamente "arrasada" pelo ex-presidente da República, Jorge Sampaio.

Carlos Lobo, o novo SEAF


Tive a sorte de conhecer o novo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo.



Foi meu colega de estágio, no Largo de S.Domingos, em Lisboa nos tempos idos de 1994, há 14 anos atrás.



Foi discipulo do saudoso Prof. Sousa Franco e espero que siga os mesmos princípios de rigor e humanismo.

Para já, uma das suas primeiras intervenções, ao defender a humanização da máquina fiscal, demonstra que está a honrar o seu mestre.



Trocámos muitas horas de conversa nos intervalos das aulas de formação teórica e falámos sobre quase tudo.



Posso garantir que além de ser uma pessoa muito bem formada, tem um excelente (e permanente) bom humor e é inteligente, muito trabalhador e zeloso em tudo o que faz.



Foi uma boa escolha e daqui desde o meu blogzinho, lhe envio as melhores felicidades num cargo de grande responsabilidade e para o qual, estou certo, fará um excelente trabalho.

Impressivo !

Excelente foto que a Liliana Verde colocou neste post, do Algarve pela Vida.

Muito gráfica e expressiva, sobre o amor humano, sobre os filhos, sobre dádiva, sobre secura, sobre raízes, esteticamente muito belo e, em simultâneo, enigmático !

Sou a favor da ASAE

Se calhar vou desiludir muita gente, mas sou um grande adepto e defensor da ASAE:

Ultimamente tem estado muito na moda bater na ASAE. Na internet, correm anedotas e cartoons cómicos e já lhe chamaram até a nova Pide.
Eu, pelo contrário, sou um grande apologista e adepto da ASAE e penso que a sua actividade deve ser acarinhada, incentivada e apoiada em todos os aspectos. A razão de ser desta minha posição prende-se com a minha concepção de Estado. Para mim, o Estado menos imperfeito e mais eficaz é o Estado que permite uma livre actuação ao sector privado e ao mercado. Os privados, por regra, conseguem mais e melhor em contraste com uma administração pública que habitualmente gere mal os recursos humanos e materiais. Basta pensarmos que somos dos países do mundo com maior número de funcionários públicos e nem por isso a qualidade do atendimento e do funcionamento dos serviços é boa.
Considero, por isso, que o Estado deve ter um actuação o mais minimalista possível, devendo apenas intervir onde o mercado não actua, nem pode actuar. É o caso da administração da justiça e das forças de segurança e ainda da assistência social e médica aos mais desfavorecidos. Em todas as outras áreas, porém, a presença do Estado deve-se fazer sentir apenas enquanto fiscalizador de forma a corrigir as disfunções e abusos do mercado.
Ora, em Portugal, estamos habituados a uma débil, para não dizer medíocre, intervenção dos órgãos fiscalizadores, casos da ex-Alta Autoridade para a Comunicação Social, o Instituto do Consumidor, o ex-IMOPPI, a CMVM, a ANACOM, Instituto dos Seguros de Portugal, Entidade Reguladora da Saúde, o Banco de Portugal, entre outros. Esta situação é tão caricata que, por exemplo, na área da defesa do consumidor, é comum ouvir uma pessoa dizer que se vai queixar à DECO, quando, na realidade, a DECO é uma associação privada e a entidade pública competente para apreciar queixas nessa área é o Instituto do Consumidor que ninguém conhece, nem ninguém ouve falar.
Esta frouxidão na actuação fiscalizadora do Estado Português está relacionada com 2 factores. Por um lado, a falta de meios humanos e materiais e, por outro, a falta de liderança nos organismos competentes. Existem, porém, a meu ver, 2 excepções, que são a ASAE e a Autoridade da Concorrência., ambas com dirigentes que se destacam pela competência e determinação, casos de Abel Mateus e António Nunes.
Assim, a meu ver o problema da ASAE não está no seu alegado excesso de zelo e de intervenção, o problema está na maior passividade das outras entidades públicas de fiscalização. Se verificarmos, por exemplo, nos Estados Unidos onde o liberalismo e o mercado imperam, existem agências fiscalizadoras e reguladoras de grande prestígio, tais como a FDA (Food and Drug Administration) ou a FCC (Federal Comunications Commission), que têm uma actuação forte sobre o mercado.
É importante que o país se habitue a critérios de exigência e qualidade. Já estamos demasiado tempo habituados ao laxismo e à incompetência. Por isto tudo, dou os meus parabéns à ASAE e faço votos para que o seu exemplo sirva de modelo e incentivo para que as outras entidades fiscalizadores públicas cumpram também a função para a qual foram criadas em defesa dos interesses do Estado e dos cidadãos consumidores.
Texto publicado no Notícias de S.Brás de Fevereiro/2008

Islamismo

Ontem, vi, na rtp2, uma reportagem da National Geographic sobre o Islamismo.
Fiquei impressionado pela autenticidade, pelos hábitos de oração e, em geral, com os rituais desta religião.
É uma pena que os extremistas islamicos ajudem a passar para o Ocidente a ideia de que estamos perante uma religião de fanáticos.
Se os ocidentais soubessem mais da história e do contexto do Islão talvez tivessem mais respeito pelos seus praticantes e não andassem a perder tempo a caricaturar aquilo que desconhecem...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Dia 11 de Fevereiro


Há 1 ano atrás democraticamente um grupo maioritário de eleitores votantes decidiram que o Estado, com o dinheiro dos contribuintes, tem a obrigação de liquidar a vida de seres humanos vivos e inocentes ainda que não nascidos só por que sim


Desde então, instalou-se a barbárie.


É importante que quem votou "sim", tenha consciência que, com o seu voto, se tornou cúmplice dos milhares de abortos que entretanto já se praticaram e ainda se vão praticar mais em Portugal.


Esta imagem que eu escolhi é apenas fruto de um silogismo básico e elementar:


Voto no sim = voto no Aborto + Aborto = derramamento de sangue =

Voto no sim = derramamento de sangue
P.S.- Acho absolutamente nojento que se diga que o aborto é um mal necessário para aliviar as carteiras dos mais pobres ou a futura vida infeliz de uma criança.
Quem é que disse que a vida é só felicidade e a carteira sempre cheia ???
Quem é alguém para dizer que alguém vai ser antecipadamente infeliz ???
Quem é que, neste mundo, se pode dizer sempre e permanentemente feliz ???

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Cristiano Ronaldo não é o melhor jogador do mundo


Ao contrário do que ele próprio afirma sobre si, Cristiano Ronaldo está longe de ser o melhor jogador do mundo.


Para mim, as recentes declarações de Scolari sobre o difícil que é gerir jogadores que não jogam nada mas se consideram umas estrelas tinham como destinatário directo Cristiano Ronaldo.


Obviamente que é um bom jogador, mas ainda pouco maduro e sobretudo muito irregular nas suas exibições.


E não sou o único a dizer isto.

Veja-se a citação que tirei hoje do site da BBC Sports:




Basta relembrar jogos como MUnited-Ac Milan ou o recente Itália-Portugal.

Buiça

A sobrinha neta do Manuel Buiça, o verdugo que matou o rei D. Carlos, escreve aqui alguns apontamentos sobre o seu tio-avô.

Adoro quando vejo reminiscências da história do passado vivas ainda hoje.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Tá tudo doido !!!


Na passada 2ª feira, o Prof. César das Neves escreveu mais um excelente artigo de opinião intitulado "O tempo do mundo às avessas" que vale a pena ler por mostrar bem como andamos todos com a cabeça meio invertida.


A este propósito do mundo às avessas, fiquei atónito com o último passatempo das manhãs da Antena 3, no qual, Nuno Markl, explica que ganhará uma playstation + 2 jogos quem fizer um vídeo no qual destrua algo de valioso para si (esclarece-se que pode ser com um martelo).
A expressão usada é esta:



Depois não é de espantar que, com passatempos tão educativos volta e meia apareçam notícias destas...

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Este país não existe !!!!!

Eis o resultado dos fechos de urgências nos hospitais e SAPs dos Centros de Saúde...Poupa-se nas maternidades, urgências e centros de saúde e gasta-se nos abortosFalta de meios humanos e materiais para umas coisas e para outras...




E agora em outra versão…

Regicídio

Excelente site sobre o Regicídio aqui, embora um pouco tendencioso por ser claramente anti-republicano, ainda assim, vale a pena visitar..