domingo, 24 de junho de 2012

O pároco de Almancil faleceu

Acabei de saber do falecimento do Cónego Gilberto, pároco de Almancil onde faço a minha vida profissional e, confesso, que fiquei chocado com a notícia. pelo facto de ainda ser tão novo e com tanto para dar.
Há 4 anos atrás, por esta mesma altura, foi ele que presidiu ao funeral e enterro do meu colega Pedro Nicolau de Sousa no cemitério de Almancil. Agora, é ele que parte.
Para morrer, basta estar vivo e é bem verdade que estamos todos "a prazo".
Sobre o Cónego Gilberto, várias vezes nos cruzámos, por diferentes motivos, e recordo a sua disponibilidade para me atender e a cortesia com que o fazia.
Sempre me atendia o telemóvel.
Há poucas semanas atrás falei com ele por telemóvel, queixando-me de uma situação e tivemos um pequena divergência de perspectivas em relação a um determinado assunto. Mas, no final, despedimo-nos com um abraço e, da parte dele, terminou com um paciente sorriso.
Registo também mais um falecimento de um sacerdote (desta vez tão novo ainda) em tão pouco tempo a somar ao dos vários outros ocorridos, nos últimos meses, na diocese do Algarve.
Quem substituirá estes sacerdotes falecidos ?
Quem surgirá, disponível, com corpo e vida para dar, neste encargo de ser outro Cristo na vida concreta de uma determinada comunidade ?
Vivemos no distrito do país, Algarve, que menos católicos tem, e que menos católicos praticantes tem.Isto obviamente não facilita o nascimento de novas vocações sacerdotais.
 Penso que quem acredita e reza, deverá pedir ao dono da messe mais sacerdotes que sejam santos, operativos e obedientes ao seu Bispo.

Sem comentários: