quinta-feira, 28 de junho de 2012

Um património universal

Durante muitos anos, as pessoas que frequentavam os meios de formação espiritual do Opus Dei eram vistas, por uma larga maioria dentro da Igreja Católica, como algo raro e até mesmo estranho. Parecia que nos viam de lado, achando estranho o que fazíamos e, parece que, temendo o que pudessemos fazer  e sempre de pé atrás, meio desconfiados.
Isto, em alguns sítios, infelizmente ainda acontece.
Porém, com a aprovação do enquadramento jurídico do Opus Dei, em 1982, como uma Prelatura Pessoal e com a Beatificação, em 1992, e posterior Canonização do seu fundador, em 2002, cada vez mais o resto da Igreja foi vendo José Maria Escrivá de Balaguer e o Opus Dei como algo que pertence à Igreja e que não pertence apenas a um grupo ou "gueto" no interior dessa mesma Igreja.
É por isso que vejo com grande alegria este vídeo, gravado no passado dia 26 de Junho, de uma Missa, celebrada por Franciscanos norte-americanos dedicada a S. José Maria Escrivá de Balaguer.
Na homilia (ver a partir do minuto 15.30), o franciscano que celebrou esta Eucarístia cita e invoca S.José Maria como um activo e um património de toda a Igreja e que, portanto, toda a Igreja pode invocar e usar como argumento para o que achar por conveniente.
Neste caso, concreto o Franciscano invoca S.José Maria como defensor da liberdade religiosa e aproveita para fazer a ligação ao que está, neste momento, a acontecer nos EUA através da chamada HHS Obama Care.


Sem comentários: