sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

2 livros, 2 destinos

Ando a ler, em simultâneo, 2 livros relacionados com 2 personagens alemãs.

Um é o livro de Hitler, da Editora de Zita Seabra, uma obra historicamente notável uma vez que relata vários episódios da vida e história de Hitler através de 2 pessoas que privaram diariamente com ele, o seu mordomo Linge e o seu secretário e guarda-costas Otto Gunsche.
Neste livro chama-me à atenção 2 coisas: o enorme fanatismo dos nazis e, ao mesmo tempo, em geral, a enorme competência e poder de organização dos alemães.
Muito do que o Estado Nazi conseguiu , embora à custa de muita mão de obra quase escrava, deve-se necessariamente a uma enorme competência e profissionalismo de muitos dos seus agentes.
Por outro lado, leio também o livro "Jesus de Nazaré" do actual Papa Bento XVI que tem excertos verdadeiramente profundos, provenientes de um homem sábio e que, ao que parece, agora, muitos pretendem calar.
Ambos os livros cruzam-se na medida em que Bento XVI foi recrutado à força para servir no exercito Nazi, o que fez até à hora da sua deserção.
Os resultados é que foram diferentes: Um livro é a história de um abismo o outro abre horizontes e perspectivas novas e edificantes.

Sem comentários: