quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Mensagem de Ano Novo do Sr. Cardeal e do Sr. Presidente

Confesso que tenho algum pudor em criticar a Igreja Diocesana e os seus dignatários.
No Algarve, por exemplo, durante a campanha pelo "não" no referendo de 11 de Fevereiro, tive a oportunidade de estar perto de muitas pessoas ligadas a cargos de direcção da diocese e fiquei profundamente admirado pela sua entrega, dedicação e esforço.
Porém, não posso deixar de assinalar de forma negativa o discurso do Senhor Cardeal Patriarca, um homem muito inteligente mas que, por mais de uma vez, já deu mostras de uma certa ambiguidade.
Já perdi a conta das vezes em que o Senhor Cardeal manifestou o seu "nim" a assuntos claros como o aborto, onde só mais tarde é que assumiu, na íntegra, a posição oficial da Igreja.
Mete-me um pouco impressão que hajam dignatários da Igreja que não têm a coragem de assumir de forma frontal e coerente as posições do Magistério.
Depois de um bom discurso de Natal, seguiu-se um discurso sobre ecologia, na passagem de ano novo.
Não é que não seja um assunto importante, mas, valha-nos Deus, há tantos outros assuntos mais importantes de natureza ética e até religiosa.
É que a defesa da ecologia até o Bloco de Esquerda a faz. Não é preciso que o Sr. Cardeal Patriarca nos fale sobre o assunto, basta ir a uma qualquer página na internet de um qualquer partido de esquerda...
Assim não vamos lá!

Já a mensagem de Ano Novo do Sr. PR foi muito boa. Pena é que cheire um pouco a hipocrisia tendo em conta as posições mais liberais do Prof. Cavaco Silva.
O discurso cheira a concessãozinha à esquerda para ver se garante a reeleição.

Enfim, 2 discursos cujo conteúdo é feito para agradar.
No 2º caso, compreende-se, pois a política é uma porca, já dizia Ramalho Ortigão.
No 1º caso, choca e deixa-nos um sabor a desperdício e tempo perdido...

Sem comentários: