terça-feira, 13 de abril de 2010

OUTRO DISPARATE DA IMPRENSA SOBRE PADRES PEDÓFILOS



Por Massimo Introvigne (Avvenire, 10 de Abril de 2010)


Durou vinte e quatro horas o novo disparate lançado pela Associated Press contra o Papa. Até os media mais hostis, acossados pelos especialistas em direito canonico, fizeram marcha atrás. Mas, de acordo com o preceito segundo o qual vale a pena caluniar que sempre fica qualquer coisa, na cabeça dos utentes mais distraidos terão ficado apenas os títulos, segundo os quais, em 1985, o actual Pontífice «protegeu um padre pedófilo».
Para se compreender o significado da carta escrita pelo Cardeal Ratzinger a Mons. John Stephen Cummins (e não «Cummings»), Bispo de Oakland (California), a 6 de Novembro de 1985, é preciso ter algumas noções, ainda que básicas, de direito canónico. A perda do estado clerical pode ocorrer (a) como pena imposta pelo direito canónico por delitos especialmente graves; ou (b) quando solicitada pelo próprio sacerdote. Assim, um sacerdote acusado ou condenado por pedofilia pode perder o estado clerical (a) como pena pelo delito cometido ou (b) a seu pedido, pedido esse que o padre pedófilo pode ter interesse em fazer por razões diversas, por exemplo, para escapar à vigilância da Igreja (a vigilância do Estado é mais branda, como fica demonstrado em diversos casos), ou porque pretende casar-se. No primeiro caso, está-se a castigar o padre pedófilo. No segundo caso, está-se a fazer-lhe um favor.
Até 2001, a pena pelo delito de pedofilia – o castigo – era imposta pelas dioceses; em 2001, essa competência passou para a Congregação para a Doutrina da Fé. Em contrapartida, a análise dos pedidos de dispensa do estado clerical – o favor – já em 1985 era da competência da Congregação para a Doutrina da Fé.
Em 1985, Stephen Miller Kiesle, sacerdote acusado de abusos de menores, foi objecto de dois processos distintos. O primeiro dizia respeito à averiguação canónica susceptível de levar à demissão do estado clerical deste sacerdote como pena pelos abssos praticados, averiguação que era da estrita competência da Diocese de Oakland, e em que a Congregação para a Doutrina da Fé de modo nenhum intervinha.
O segundo processo dizia respeito à solicitação, feita pelo mesmo Padre Kiesle, de dispensa do estado clerical, solicitação que chegou à secretária da Congregação para a Doutrina da Fé, a qual – por uma praxe que adquiriu valor de regulamento – não concede a referida dispensa a um sacerdote que não tenha completado os quarenta anos.

Na altura, o Padre Kiesle tinha trinta e oito anos e o Bispo Cummins solicitou à Congregação para a Doutrina da Fé que abrisse uma excepção porque, acolhendo a solicitação de Kiesle, Roma libertaria a diocese de Oakland do embaraço de prosseguir a averiguação penal pelos abusos (indagação essa que, em 1985 – antes das alterações processuais introduzidas em 2001 – era, recorde-se, da estrita competência da diocese, e na qual a Congregação dirigida pelo Cardeal Ratzinger não podia intervir).
Se a Congregação tivesse acolhido o pedido de Kiesle, não teria «castigado» o sacerdote; pelo contrário, ter-lhe-ia feito um favor. Na verdade, Kiesle pretendia abandonar o sacerdócio porque tinha a intenção de se casar.
É muito importante distinguir o acolhimento de um pedido de dispensa do estado clerical, que constitui um benefício concedido ao sacerdote e que é da competência da Congregação para a Doutrina da Fé, da demissão do estado clerical como punição, que era, até 2001, da competência das dioceses, e não de Roma.
Enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Cardeal Ratzinger responde exprimindo a sua compreensão pela delicada posição em que o bispo se encontra – ou seja, agora em termos menos curiais, diz-lhe que compreende que o bispo preferisse que fosse Roma a tirar as castanhas do lume –, mas salienta que, para bem da Igreja, se devem respeitar rigorosamente as praxes, e que a idade do solicitante não permite dar-lhe a dispensa do estado clerical. «Considerando o bem universal da Igreja» – o que não significa, evidentemente, «para evitar escândalos» (aliás, o caso dos abusos sexuais atribuídos a Kiesle já tinha sido amplamente comentado na Califórnia, e o escândalo já se tinha verificado), mas sim «para não criar um precedente que abriria a porta a muitas outras solicitações de dispensa de sacerdotes com menos de quarenta anos» –, o Cardeal Ratzinger explica ao bispo que será necessário ter a prudência de esperar, como sempre acontece em casos de pedidos de sacerdotes que ainda não fizeram quarenta anos.
Entretanto, a Diocese de Oakland poderá, naturalmente, dar andamento à outra averiguação penal, susceptível de conduzir à demissão de Kiesle do estado clerical, não a seu pedido, mas como pena pelos abusos cometidos. Em 1987, enquanto a Diocese de Oakland prossegue as suas averiguações sobre Kiesle – depois de o ter proibido de exercer a actividade ministerial –, o sacerdote faz quarenta anos. Nesta altura, e como é da praxe, a Congregação acolhe o seu pedido de redução ao estado clerical. Kiesle abandona o exercício do ministério sacerdotal e casa-se, continuando a ser conhecido pela polícia como personalidade perturbada e suspeito de abuso de menores.
Os actos cometidos por Kiesle depois de 1987 não são, evidentemente, da responsabilidade da Igreja, mas apenas dos tribunais civis e da polícia. Se praticou outros abusos, a culpa não é da Igreja – que Kiesle abandonou e que deixou de ter quaisquer razões para o vigiar –, mas das autoridades civis.
Como é que ter recusado um pedido que um padre suspeito de pedofilia – que tencionava casar-se – apresentava como pedido de um favor, no seu próprio interesse, equivale a «proteger um padre pedófilo» é coisa que terá de ser a Associated Press a explicar.

8 comentários:

Anónimo disse...

bla bla bla...
assassinas as mulheres que abortam... Coitadinhos dos padres pedófilos... calunias... só querem o bem das criancinhas...
Tanta hipocrisia já começa a enjoar..

MRC disse...

Caro anónimo
Viu aqui alguma vez escrito que os padres pedófilos são "coitadinhos" ?
Que as mulheres que abortam estão a eliminar um ser vivo inocente disso a própria ciência não duvida.
Mas, de forma assim frontal e directa, viu-me aqui escrever que todas as mulheres que abortam são necessariamente assassinas ?

Anónimo disse...

9 fps while battery life is rated at about 850 shots.

Some as well as components of the Nikon D700 are
these:. While recording, you can also change the audio levels by using the touch wheel, so if the audio is riding a little too
high, you can change on the fly.

Feel free to visit my web page: canon 5d mark iii

Anónimo disse...

This will help you to alter the quantity of blur
easily and allow camera make other critical decisions when you are shooting.

If not, can not be any tech backup for you will be able to achieve.

It is owner by Matt Furer who has been fixing cameras for 22 years.


Also visit my weblog nikon d7100

Anónimo disse...

The apple tv is much cheaper now, at only $99,
a far cry from what it used to sell for back in 2007
when it was more than $200. s time to prop up the bottom of the
Apple - TV and expose all of its internals. The Apple TELLY is far from a mass-marketplace machine, but its sales numbers display that
even in the reasonably small industry, Apple dominates the levels of competition.

Anónimo disse...

The different models of phones, while all capable of making calls,
actually have very different features and capabilities
for many different uses. If you wish to answer a quick question,
again, use your Smartphone to go online and search for that quick answer.
Dagar's invention will use quite the same technology.

My webpage; samsung s4

Anónimo disse...

However, there is high internet access on the phone and there are all
possibilities of a virus attack on the phone.
The basic add-ons that can be considered include carry cases, belt clips, batteries,
chargers, travel adapters and many more. Then it was dragged
by a string and the results are there in front of you.


My blog post - samsung galaxy s4

Anónimo disse...

For example, when user is writing a text to someone, but suddenly they
decide that they wish to talk instead. These are
community cards and they are dealt to the center of
the table. The previous two handsets being the Samsung Nexus and the Nexus One.



My blog post; samsung galaxy s3