sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Beatificação de membro dos Focolares

No meio da minha actividade pró-vida, tive e tenho a oportunidade de me cruzar com alguns membros portugueses do movimento dos Focolares.
Conheço mal este movimento cujo site português está disponível aqui . No entanto, tenho uma enorme simpatia pelas pessoas que conheço.
Todas elas são pessoas muito bem formadas, correctas e sobretudo têm uma virtude em comum (não sei se é impressão minha ou mera coincidência) que é a virtude da mansidão, pela forma serena e calma como falam, pensam e reagem.
Ao contrário de muitos "católicos" de sacristia que parece que ficam com inveja quando alguém de outro movimento que não o seu, ou de outra diocese ou de outra instituição religiosa que não as suas se destacam, penso que todos nos devemos regozijar pela expansão e exaltação de outras iniciativas religiosas.
Estas iniciativas superam as paredes onde nasceram e pertencem à universalidade da Igreja e, por isso, nesse sentido, não são iniciativas "deles" mas iniciativas "nossas".
Assim sendo, aqui reproduzo, com elementar justiça, o e-mail que um destes meus amigos hoje me fez chegar a propósito da 1ª beatificação de uma senhora, membro dos Focolares.


No próximo sábado dia 25/9 terá lugar a beatificação de Chiara “Luce” Badano que pertencia ao Movimento dos Focolares, fundado na Itália por Chiara Lubich, em 1943. Será beatificada neste sábado às 15h, no santuário do Divino Amor, em Roma, numa cerimónia presidida por Dom Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, em representação do Papa Bento XVI. No mesmo dia, às 19h30, milhares de membros dos Focolares se reunirão na Sala Paulo VI, no Vaticano, para festejar a chegada aos altares da primeira de seus membros. No domingo, às 9h30, o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado Vaticano, presidirá a uma missa em acção de graças na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

Chiara Luce (Luz), num dia em que jogava ténis, quando tinha 17 anos, começou a sentir dores muito fortes. Era o início da doença que meses depois a levaria à morte. "Por ti, Jesus, se o queres, eu também quero!". Eram as, palavras que repetia, durante sua morte. (1971-1990).

Não, são, só os Focolares que estão em festa, mas toda a Igreja. Um novo santo é uma nova estrela que se acende na “noite de Deus” fruto da cultura do nosso tempo. É património de todos, porque luz que acende na escuridão.
Numa época na qual, à juventude, faltam verdadeiros modelos de vida, surge uma jovem que se faz santa e vivia uma vida “típica” da juventude do nosso tempo; gostava de cantar, dançar, jogar ténis e patinar. Amava a montanha e o mar. "Também ia à missa todos os dias".

Para quem quiser seguir as cerimónias:

Pela Internet:
http://live.focolare.org/ Por TV:
Canção Nova – transmite tudo em português (do Brasil e de Portugal)
Telepace – transmite tudo em italiano
Horários (hora portuguesa):
_ Sábado 25 de Setembro de 2010 – 15.00h – 17.00h
S. MISSA COM RITO DE BEATIFICAÇÃO
Santuário de Nª Sª do Divino Amor (Roma)
Presidida pelo D. Angelo Amato, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos _ Sábado 25 de Setembro de 2010 – 20.00h às 22.00h
FESTA COM CHIARA LUCE BADANO
Sala Paulo VI – Cidade do Vaticano – com videowall na Praça de S. Pedro
_ Domingo 26 de Setembro de 2010 – 9.30h – 11.15h
S. MISSA DE AGRADECIMENTO
Basílica de S. Paulo Extramuros –Roma
Presidida pelo Card. Tarcisio Bertone, Secretário de Estado
_ Domingo 26 de Setembro de 2010 –11.00h
ANGELUS DO PAPA BENTO XVI
Em ligação com a Basílica de S. Paulo Extramuros

Sem comentários: