sábado, 1 de janeiro de 2011

Hildegarda de Bingen

As vantagens de termos um Papa como Bento XVI é que, alem da sua extraordinária cultura e sapiência geral, traz para a ribalta muita coisa sobre o catolicismo alemão.

Falamos quase sempre de Espanha ou Itália como referências do catolicismo, mas esquecemos que países como a alemanha, desde há séculos, viviam e comungavam desse mesmo catolicismo.

O próprio Papa João Paulo II, na sua autobiografia, dizia ter ficado surpreendido quando, em Roma, se cruzou pela primeira vez com seminaristas alemães, porque a impressão que tinha desse país, pelo sofrimento causado nas duas grandes guerras não era positivo (ele não reconhece isto assim de forma tão expressa, mas está implícito nas suas palavras).

Ainda antes de Lutero ter reagido aos abusos dos clérigos com um cisma, na Alemanha católica há 1.000 anos atrás uma mulher ousou desafiar a hierarquia e a corrupção da Igreja católica, chamava-se Hildegarda de Bingen.
A sua vida e obra são muito ricas, tal como se pode ler aqui.
O Papa Bento XVI citou-a recentemente, num discurso à Cúria Romana e daí muita gente foi tentar saber mais sobre esta mulher.
Na Alemanha, está a ser recuperada e inclusive foi lançado um filme biográfico cujo trailer aqui deixo.



P.S.- Ainda sobre a Igreja Católica, este mês, se tudo correr bem, dar-se-à início à instalação do primeiro Ordinarato Católico-Anglicano, em Inglaterra, sendo que os primeiros passos já foram dados hoje mesmo. Assim, em Inglaterra, passarão a existir 3 Igrejas, a Anglicana, a Católica e este Ordinarato que será um misto das duas, mas com ligação a Roma.

Sem comentários: