domingo, 17 de abril de 2011

Beatificação de Papa João Paulo II- dia 1 de Maio



Apesar do muito que haveria para escrever sobre a actual crise política e as habituais burlas e logros do partido socialista, optei por escrever, antes, sobre algo mais positivo e edificante: A beatificação do Papa João Paulo II que terá lugar, no próximo dia 1 de Maio, na Praça de S.Pedro, em Roma.
Das ínumeras (e todas elas ricas) facetas que poderia aqui destacar, saliento apenas duas: a sua profunda humanidade, por um lado, e o seu forte carácter reflexivo e introspectivo, por outro.
Quando falo da sua profunda humanidade não me refiro à sua capacidade de se compadecer dos outros que também a tinha. Refiro-me sim à forma como gostava de se misturar e se integrar nas mais profundas entranhas do mundo, convivendo com todos como mais um entre iguais. No tempo em que era professor de ética na Universidade, na Polónia, registam-se as excursões que organizava com os jovens, o canoagem, o montanhismo e o futebol, entre outras práticas desportivas. Nessas excursões, no meio da natureza, ao mesmo tempo que ria e convivia com os jovens, Karol falava-lhes também da sua felicidade e não hesitava em abordar temas sensíveis e polémicos como o amor e a sexualidade.
Conta-se que, no dia em que o Cardeal da Polónia o teria mandado chamar para informar que tinha sido escolhido e iria ser ordenado Bispo, Karol foi apanhado de surpresa, no meio de uma excursão com jovens e, por isso, teve de se deslocar ao Paço Episcopal de sotaina preta e…ténis brancos.
Mais tarde, enquanto Papa manteve essa relação de proximidade com todos, mineiros, desportistas, jovens, idosos e doentes. Assim fez juz a um dos lemas do seu pontificado, o de que o homem deve ser o caminho da Igreja, isto é que a Igreja e a sua mensagem devem estar a par das necessidades e das carências diárias dos homens, ao seu lado e não numa posição de privilégio ou de distância.
Outro episódio que espelha bem esta sua caracteristica é a história de uma jovem norte-americano que, um dia, numa das audiências privadas com o Papa, comentou que também era amante de desporto e, em particular, de ténis, ao que o Papa convidou-o para uma partida de ténis. Uns dias depois, lá foi o jovem ao Vaticano, passou a guarda Suiça e dirigiu-se a um court de ténis onde encontrou o Papa vestido a rigor. No meio de várias partidas de ténis, o Papa falou-lhe de outros horizontes e desafiou-o a equacionar a possibilidade de seguir o sacerdócio e, uns anos mais tarde, este jovem fez-se padre, a partir de umas breves conversas no meio de umas quantas partidas de ténis.
Mas, além desta característica, Karol chamava à atenção pelo seu forte pendor introspectivo. Quando não estava a rir ou a conversar ou a discursar, estava em reflexão ou, se quisermos, em oração. Um pouco como as árvores que para crescerem e darem frutos precisam de raízes fortes e férteis, assim também o Papa alicerçava a sua acção numa forte componente de introspecção e reflexão. O que dizia e o que fazia eram o fruto do que meditava e reflectia.
Também a este propósito, conta-se uma história passada na capela privada do Vaticano. O Papa encontrava-se em oração, ao que foi interrompido pelo seu secretário que o informou ter acontecido algo de muito grave, a nível internacional, e que, por isso, o Papa teria que ir de imediato para o seu gabinete a fim de se inteirar e reagir ao ocorrido. O Papa reagiu, censurando o seu secretário, e respondeu que se era algo de internacional e de muito grave, então mais uma razão para o Papa continuar a rezar, pedindo pela resolução desse problema.
Assim era o Papa João Paulo II, um homem com a cabeça bem metida no céu, mas os pés bem assentes no meio da terra.
Dia 1 de Maio, numa tv perto de si.

Artigo públicado no mensário "Notícias de S.Brás"

Sem comentários: