segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Eu e o novo Bispo auxiliar de Lisboa


O recém-nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa, D.Nuno Brás exerceu durante alguns anos as funções de coadjutor na minha paróquia em Lisboa, de N. Sra dos Anjos.

Sobre o "Pe. Nuno" tenho 2 histórias engraçadas que aqui partilho.

Algures em 1997, o meu sócio de escritório estava prestes a casar quando, a poucos dias do casamento, deu-se conta que estava sem padre. Ligou-me em estado de choque a dizer que tinha os convidados e que, já não me lembro bem porquê, o seu padre da Igreja da Sobreda, no caminho para a Costa da Caparica, não podia ir.
Percorri a minha lista de padres amigos e, por fim, fui parar ao Seminário ao Pe. Nuno. Expliquei o que se passava e ele com muita boa vontade aceitou casar o Pedro e a Paula.
Vários anos após o casamento têm trocado correspondência e o meu sócio bem que me pode agradecer eu ter-lhe arranjado um futuro Bispo para o casar.

A outra história é mais pitoresca.
Um dia, ainda na idade da adolescência, quando se pensa que sozinhos conseguimos transformar o mundo, fiz uma lista de tudo o que me desagradava na minha paróquia de N. Sra dos Anjos, incluindo pessoas, comportamentos, hábitos, cerimónias, etc.. Preparei-me muito bem e fui ter com o Pe. Nuno no dia em que atendia as pessoas, numa salinha no interior da sacristia.
Comecei a descarregar a minha listagem e, com alguma arrogância e sobranceria fui enunciando uma após outra as minhas reivindicações.
Entretanto, ele ía ouvindo com um ligeiro sorriso nos lábios.
Ao fim quase de uns bons 10 minutos de discurso, guardei a cábula que trazia, dobrei-a e fiquei a aguardar de que forma é que ele iria descalçar a bota.
Ele fez um breve silêncio e disse-me "Miguel. Que a força não te saía toda pela boca !".
Eu não estava nada à espera e fiquei totalmente desarmado. Compreendi perfeitamente o que me queria dizer, despedi-me e lá fui com o rabinho entre as pernas.

Do que conheci, será um excelente orientador e um óptimo Bispo (quiçá futuro Cardeal Patriarca).

Sem comentários: