Tenho uma grande admiração pelo falecido actor Mário Viegas.
Penso que ele, o João Villaret, a Dra. Maria Barroso e os actores João Grosso e Diogo Infante são, para mim, dos melhores declamadores que já vi.
Aqui fica um excerto do Mário Viegas que vale a pena rever (ou ver pela 1ª vez) na RTP Memória.
6 comentários:
Como leitor assíduo deste interessante blogue, seja-me permitido dar a minha opinião.
Colega e amigo do saudoso e inesquecível Mário Viegas, reconheço nele o grande talento que foi.
Todos os nomes que cita são de grande altura na declamação portuguesa.
Penso que, entre outros, haverá que acrescentar aquela que considero a melhor entre as mulheres:CARMEN DOLORES.
Já agora, cá por casa, em Faro, temos um grande "diseur", que a geração dos mais novos (como penso ser o caso do autor do blogue)não conhece: foi um grande actor amador,reconhecido a nível nacional, emérito ensaiador(tive o privilégio de ser ensaiado por ele), e, na verdade, apesar de já ser sénior, ainda nos arrebata com a qualidade e a emoção com que interpreta os poemas:
esse homem, personalidade pública farense, é o Sr. JOÃO PIRES.
Posso afiançar,porque o ouvi,que João Pires é superior a Villaret a declamar o célebre poema de Garcia Lorca, "Llanto por Ignácio Sanchez Mejia" (mais conhecido por "a las cinco en punto de la tarde", por ser este verso muito repetido).
E não posso esquecer outra jóia de Faro, grande figura feminina (também já sénior), na declamação: a querida professora AMÉLIA COROA, actriz de singular gabarito, prémio nacional de interpretação. Senhora de rara cultura e sensibilidade, ainda hoje é um encanto ouvi-la.
Abraço!
Manuel Trigueiros
O Sr. João Pires, construtor civil?
Amigo Manuel,
Obrigado pela visita.
Desculpe a minha pergunta sobre o Sr. João Pires. Não que tenha algum preconceito contra construtores civis, mas confesso que não conhecia essa faceta do Sr. João Pires (Se for o mesmo que eu estou a pensar). Tenho a honra de o conhecer e é sem dúvida, um grande homem, com muitas qualidades e, pelos vistos, mas esta.
Também acho a Carmen Dolores muito expressiva.
Quanto À professora Amália Coroa não a conheço, mas a minha mulher falou-me dela.
É bom saber que, aqui pelos algarves, nesta matéria, também temos uma boa prata da casa.
Um abraço!
MRC
Caro MRC,
O Sr. João Pires, de que falei, "diseur" de eleição, também é empresário da construção civil. Suponho que deve ser o mesmo que diz conhecer. Mora ali para os lados do Largo do Carmo, parte de cima.
Há muito que penso se não seria boa ideia juntar uns amigos, e, à laia de tertúlia, fazer-se uns serões culturais (como era hábito antigamente...), convidar o Sr. João Pires, a Dra. Amélia Coroa, e outros... para nos deliciarem com a sua arte...
São pessoas que já não são novas, que a cidade esqueceu (as gerações mais novas não as conhecem). E temos muito a aprender com elas.
Abraço!
M.Trigueiros
Concordo com o caso do Mário Viegas e da Carmen Dolores. Quanto aos outros nem tanto. Mas foi bem lembrado. Parabéns
Um abraço e um bom fim-de-semana!
Iremos encontrar-nos na feira da Serra....quase de certeza!
Tudo de bom!
Enviar um comentário