sábado, 25 de outubro de 2008

A descoberta de Erich Priebke

Nos anos 90, um jornalista americano, responsável por um programa de investigação foi atrás de nazis na Argentina.

Começou por saber que um Bispo Austríaco, através do Vaticano, em 1945, ajudou a conceder vários vistos de saída de Roma para a Argentina a vários nazis criminosos de guerra.

Através de um livro de investigação sobre a matéria chegou ao nome de Reinhard Kops, um alemão ex-nazi, residente na Argentina que ajudou a instalar vários ex-nazis nesse país da america latina.

Andou à sua procura e apanhou-o na rua.
O senhor ficou tão assustado que, depois de negar tudo, acabou por "Pôr a boca no trombone" e explicar tudo tim-tim-por-tim-tim. E, para limpar a sua barra, acabou de denunciar ao jornalista o nome de Erich Priebke, um dos oficiais responsáveis por uma execução em massa, em Roma.

Aqui está o episódio:

http://www.youtube.com/watch?v=owKv74RqpY0


O jornalista conseguiu, então, o contacto de Priebke e marcaram um encontro com entrevista numa rua algures na Argentina.

O ex-nazi Erich Priebke, primeiro começou a falar de forma muito descontraída, tendo inclusivé dito que seus executados eram apenas comunistas e terroristas.
E só quando se apercebeu, através da exaltação do jornalista, que tinha posto o pé na argola é que começou a gagejar, dizendo que estava muito arrependido do que tinha feito, mas que se tinha limitado a cumprir ordens.

No fim, fugiu de carro, dizendo que o jornalista era um mal-educado.

A reportagem foi para o ar e deu tanta polémica que o governo argentino foi obrigado a extraditar Priebke que foi julgado e condenado em Itália onde cumpre actualmente pena de prisão.

Aqui está a sequência da reportagem


http://www.youtube.com/watch?v=yiYc-j3duuo

Sem comentários: