sábado, 14 de fevereiro de 2009

Alexandre Relvas - O Mourinho da política


Sei que a comissão política do PSD tem estado a trabalhar arduamente na preparação de uma nova espécie de "estados gerais" que servirá de trampolim para a apresentação do seu programa.


Sei que estão a trabalhar bastante e nisto destaco o empenho quer da própria líder Manuela Ferreira Leite, quer do vice-presidente António Borges (para mim uma das pessoas mais inteligentes e habilitadas do país), quer do meu amigo Paulo Marcelo (uma jovem promessa com créditos já firmados).


Há também que levar em consideração que o facto de Manuela Ferreira Leite ter uma má imagem quer política, quer fotogénica, não significaria necessariamente que não daria uma boa primeira-ministra.


Estou-me a lembrar do caso de Aznar que durante muito tempo foi líder da oposição no Governo PS de Gonzalez e que muitos consideravam ter low profile, ser um cinzentão, etc. e, no fim, deu (à excepção da questão Iraquiana) um dos melhores Primeiro-Ministros que Espanha jamais teve.


O problema é que, em tempos de crise financeira e económica com carácter global, não basta mesmo ser só competente, nem sequer basta só parecê-lo, é necessário parecê-lo de forma original e diferente.

E, até do ponto de vista estético e visual, a ideia de algo diferente, fora do comum e novo, torna-se necessariamente uma mais valia.


Há uns meses atrás entendi e defendi a minha preferência pelo Dr. José Pedro Aguiar Branco. Continuo a gostar do seu perfil, mas, perante a actual e grave crise económica penso que é necessário, agora, uma pessoa com um perfil jovem, competente e com uma forte preparação na área da gestão e da economia e, sobretudo, com uma aparência diferente e fora do comum (veja-se o caso de Obama nos EUA).


Tenho andado a pensar e a reflectir sobre quem poderia ser essa pessoa e ontem acabei por encontrar:


- Dr. Alexandre Relvas, também conhecido pelo "Mourinho da política"


Senão vejamos:


- Tem um excelente curriculum, com experiência quer governativa, quer ao nível da gestão empresarial e de recursos humanos, quer ao nível da reflexão político-económica.


- Tem mantido uma reflexão sobre os principais problemas do país quer através do Instituto Sá Carneiro, quer através do movimento Compromisso Portugal,

- Fez um trabalho espectacular como director de campanha de Cavaco Silva nas últimas eleições presidenciais e portanto sabe como se vence a esquerda dominante em Portugal.

- Por ser jovem, ter aparência de honestidade, medir bem as palavras que diz e até o facto de ser ligeiramente gago, dá-lhe um tom de originalidade importante como elemento diferenciador relevante numa época de grande pessimismo e desilusão.

- Por ser pouco conhecido do grande público, o que (até há uns meses atrás seria um elemento negativo e hoje, perante a carga de má fama e descrédito generalizado dos políticos) é, para mim, um elemento claramente positivo.


Sinceramente Pedro Passos Coelho não me convence nem nunca me convenceu e acho particularmente ridícula esta campanha (ainda que subtil) que anda a fazer contra Manuela Ferreira Leite.


Faz-me lembrar os filmes do Oeste Americano onde se viam os abutres a voar à volta de alguém que parecia ter os dias contados. Além disso, a sua verborreia e as suas capacidades e competências não me convencem minimamente.


Imagino um Governo PSD com Alexandre Relvas como primeiro ministro, Paulo Marcelo como Secretário de Estado da Presidência, José Pedro Aguiar Branco como Ministro da Justiça, Nuno Morais Sarmento como Ministro dos Assuntos Parlamentares, António Borges como Ministro das Finanças, Bagão Félix como Ministro da Segurança Social, Rui Rio como Ministro das Obras Públicas, Roberto Carneiro como Ministro da Educação, Maria José Nogueira Pinto como Ministra da Saúde.

Enfim...

Esta seria, para mim, uma dream-team de centro direita que poderia fazer disparar o país para um cenário mais positivo e sobretudo sem laivos da esquerda destrutiva e desestruturante que tem vindo a violar o país nos últimos anos.


P.S.- E a ideia de Alexandre Relvas como suplente de Manuela Ferreira Leite não é só ideia minha. Veja-se, entre muitos outros, aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Relvas está na toca, apoiado pelos assessores do PR especialmente o João Carlos Espada e o «rasputine» rastejante Lima. Estes por sua vez têm os seus acólitos no Terreno: O outro Lima do SOL, o Saraiva, o Baldaia, o JM Fernandes e outros menos expostos. Mas eu que sou velha e já vi muito, já denunciei o curriculum da Manuela e dado o ataque soês desta e do Aguiar«cavalo» Branco, ontem no chavascal, espero que o PS responda á letra. Espero e não espero porque isso é entrar no emporcalhamento da politica de que são mestres o Arnaut e outros.