sábado, 13 de novembro de 2010

Verbum Domini

O Vaticano divulgou a última Exortação Apostólica do Papa Bento XVI, denominada "Verbum Domini" acerca da "Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja"

Veja-se aqui qual a diferença entre Exortação Apostólica e Encíclica ou outros documentos pontifícios.

Sobre esta Exortação gostaria de destacar os seguintes pontos:

- Muitas vezes, diz-se que o Vaticano é um órgão muito centralizado e excessivamente autoritário. Pois bem, esta Exortação é uma súmula de um conjunto de propostas e anotações feitas por uma selecção de leigos, freiras, padres, bispos e cardeais que participaram na XII Assembleia Geral Ordinária dos Bispos e que, depois, servem de base à elaboração pelo Papa de um documento pontifício.
- Esta Exortação Apostólica é muito importante sobretudo para os teólogos e hermeneutas da Bíblia, mas também, em termos práticos, porque propõe formas concretas de melhor conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura.
Em particular, sugere qual a melhor forma de elaborar e dar uma homília (Cfr. Ponto 59) e destaca a importância do silêncio na ligação com a palavra (uma só aparente contradição- Cfr Pontos 21 e 66).
- Sobre a polémica em relação ao sentido literal da leitura da Bíblia e às suas partes mais escabrosas (aliás, abordadas e destacadas pela última obra de Saramago, Caim), destaco os pontos 36 a 38 e 42 que explicam bem estas matérias.
P.S.- O Papa, no ponto 98 desta Exortação Apostólica, aborda a relação entre a Palavra e a coerência de via, se necessário, até ao martírio, destacando, em particular, a perseguição aos cristãos em África e na Ásia.
A este propósito, recordo o filme que ganhou o grande prémio de Cannes deste ano "Des hommes et des Dieux"e estreou dia 11 em Portugal que aborda a forma como os monges Cistercenses conviviam e enfrentaram o perigo da morte. Para mais informações sobre o filme vejam aqui e aqui. e também a entrevista ao seu realizador aqui.

Sem comentários: