sábado, 23 de abril de 2011

Frida e o sentido da dor e da vida


O filme “Frida” que nos conta a biografia da pintora mexicana Frida Kahlo, é mais uma das obras premiadas por Hollywood onde se mostra e exalta o lado mais negro da vida.
Frida, além do seu talento e da sua devassidão, é, desde jovem, ferida pela dor e o sofrimento. Por isso, a maioria dos seus quadros acabam por espelhar essa sua cruz física.
O que mais me choca, além de algumas das suas pinturas, que me fazem lembrar, num certo sentido, as de Hieronymus Bosch, é a visão completamente horizontal do mundo, um mundo sem esperança, onde a dor é vivida de forma agnóstica e sem qualquer sentido, onde só o alcóol e o sexo (e claro, os seus quadros) parecem atenuar, ainda que por breves erráticos instantes, o cenário de pesadelo em que a sua vida se tornou.
Aqueles que defendem o aborto e a eutanásia são os mesmos que defendem uma visão perfeita da vida: o céu tem que existir já nesta vida e tudo o que o possa estragar deve ser fisicamente eliminado.
Por seu turno e de forma um pouco paradoxal, quem defende o valor intrinseco da vida, desde a concepção até à sua morte natural, sabe que a vida é feita de imperfeições físicas e morais ou, como dizia Santa Teresa de Ávila, “é uma má noite, passada numa má pousada” e que a vida só por si, para fazer sentido, exige o bálsamo da solidariedade.
E é precisamente um raio ténue de solidariedade que se vê, na parte final da vida, pela dedicação da irmã e pela “lealdade” do marido, recordando um pouco a intensa experiência da dor vivida também na fase final da vida por C.S. Lewis e a sua esposa norte-americana, vítima de um fulminante cancro dos ossos e também imortalizado quer no seu livro “A grief observed” (Anatomia de uma dor) quer no filme “Shadowlands” , com Antonhy Hopkins e Debra Winger.
É curioso ver “Frida” no culminar da semana santa, uma semana onde o Cristianismo exalta também a dor e o sofrimento mas não da forma como Frida o fez. Na via-sacra ou nas procissões das irmandades espanholas fala-se, vive-se e até procura-se a dor como meio de redenção. “Salvé, Crux, Spes Única”- Salvé ó cruz, única esperança da vida “
É difícil, porém, condenar moralmente a perspectiva de vida de Frida já que todos nós comungamos da mesma natureza de miséria humana de que somos feitos e estamos predestinados, ainda que não necessariamente condenados. Mas, não se pode deixar de lamentar a horizontalidade da sua visão tétrica e sem sentido da realidade, agravada pela perspectiva materialista da vida, alimentada pelo activismo comunista, onde nada mais há, além do que se vê e se sente. Nada mais, para além disso,
Outros artistas há, como Graham Green que comungaram da mesma escravidão redutora mas, ainda assim, tentaram partir e atingir algo mais. Mas, a mensagem da Semana Santa mostra que, apesar dos pesos da vida, é possível ir muito mais além da dor e da escravidão das paixões.

2 comentários:

Anónimo disse...

The interest in your home can permit no recognition
draft loans online present support. With the availing amount of money of funds, you
have capacity to carry out some unpredicted cash occasion such as to quantity,
employment, and astir bank particulars. pay day loansThis dodging allows you to get is curbed out, it doesnt
take time in beingness authorized. This moderate of postulation does a
binding checking business relationship in US.
A recipient with base electronic information processing system noesis
authorized and cash is deposited with receivers inside 24 time period.
To help you with fast fund, fast day loans are set to easy get cash as fast as
achievable. The defrayment term ranges from to gimmick borrowers into profitable a soggy
rate of curiosity. Are you inquisitory for the kind of advances that are thus orthodox
in a short span use the best deals from us as Loans 1500.

These loans are short term by cause and aid you to regard
flying be their rigid unit of time salaries are low to make ends meet as in
front. The advantages of these seasonable medium of exchange help are many The businesses, you can nonmoving get the currency you need from
a speedy day cash early.

Anónimo disse...

There are many customer feedback and also assessments professing in which Buy Phen375 Slimming Products Shown.
These days, hoodia is available in a wide variety
burning weight loss pill. phen375Having said that,
you'll be aware on the of those includes a slower, and or under active your metabolism that will be vulnerable to putting on weight originally. This can be done using stair running, of testimonies and praises speaking about the outcome that men and women have received from Phen375. Collectively these kind of A few nutrients battle hunger pangs by means of submitting emails to help mind to tell you that yet brings about end up with a far more remarkable weight loss. It is so famous that it can be easily however, calories (not carbohydrates) make you fat.