terça-feira, 22 de abril de 2008

Leões para cordeiros


Vi há poucos dias 2 filmes que apelavam a algo que tem um pouco a ver com o nome deste blogue "Os homens, a mula e o pudim".
A minha ideia ao escolher este título para o blog foi mais o de concentrar-me na ideia da burrice humana associando-a não só às más escolhas, mas sobretudo à falta de vontade para fazer escolhas boas ou mais acertadas.

Num dos filmes mais "pastilha elástica", O Homem Aranha 3, a dada altura uma substância apodera-se do Homem Aranha tornando-o mais forte, alegre e sedutor, mas também mais arrogante, egocêntrico e maldoso. Só quando, num ataque de fúria, acaba por atingir a sua própria namorada é que Peter Parker se apercebe no que se tornara.
A libertação acaba por ser dolorosa e ocorre curiosamente no cimo de uma Igreja.

Já nos "Leões para Cordeiros" (http://www.lionsforlambsmovie.com/site.html), numa das 3 histórias, há uma conversa deliciosa entre um professor universitário e um seu aluno. O rapaz é inteligente e crítico mas, de repente, perde o interesse pelas aulas e dedica-se apenas à chamada "boa vida".
O professor tenta transmitir-lhe a importância do activismo e do fazer alguma coisa (nem que seja selar envelopes numa qualquer associação).
Por sua vez, o rapaz defende uma visão mais pragmática da vida, partindo do pressuposto que a sua intervenção em nada vai impedir que o mundo continue a ser como é.

Repito, vale a pena ver o filme nem que seja pelos diálogos entre prof e aluno.

Aqui fica um aperitivo

Sem comentários: