terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Conde Claus von Stauffenberg



Devo dizer que sempre nutri uma enorme admiração pelo Tenente Coronel Conde Claus von Stauffenberg, por representar a aristrocacia autêntica, por personificar a figura do Herói disposto a morrer pela pátria, pelas grandes virtudes humanas, pelo seu catolicismo coerente.

O filme Valkyrie foi um parto difícil de fazer: alvo de muitas criticas na alemanha pela proveniência americana e pela escolha de Tom Cruise para o principal papel.

Os filhos de Stauffenberg insurgiram-se contra o filme; um figurante que se magoou durante as filmagens pôs a produtora americana em tribunal e, por fim, o lançamento mundial do filme teve que ser adiado vários meses porque várias cenas tiveram que ser novamente filmadas.

Agora, lançado nos EUA, o filme está a ter um bom acolhimento quer entre o público, ocupando os lugares cimeiros da Box Office (neste momento ocupa o 4º lugar), quer entre os críticos não só nos EUA, mas também na própria Alemanha.

P.S.- Com o filme, foi também produzido um documentário com entrevistas aos sobreviventes e aos filhos dos conspiradores que irá ser transmitido no canal história e também em DVD.

2 comentários:

André A. Correia disse...

Miguel, venho agradecer a mensagem pelo Natal, retribuir a atenção e desejar um 2009 pelo melhor. Um abraço fraterno.

MRC disse...

Um abraço e votos de muita produtividade para o Confidências !