sexta-feira, 26 de junho de 2009

Farrah Fawcett morreu



Ao fim de vários anos de luta contra o cancro Farrah Fawcett morreu ontem.
A sua vida, nos últimos anos, foi registada e filmada pelos media, por vezes, até à exaustão.
A sensualidade, o sucesso e boa vida foram substituídos pela cruz própria de quem sofre de cancro (exames médicos, várias cirurgias, quimioterapia, metástases, etc, etc, até à morte final).
Como dizia hoje a minha mulher, mais vale morrer de acidente de avião do que de cancro ou outra doença.
De facto, o cancro é algo terrível; é a lepra dos tempos modernos, mais do que a própria sida, apesar do estigma acrescido a que esta última está associado.
Na fase final da sua vida, Farrah foi à gaveta recuperar a sua fé católica para a ela se agarrar com unhas e dentes enquanto atravessava o calvário da sua doença. E, no final, como qualquer bom católico, pediu a Extrema Unção. Como diz o seu companheiro, no momento da sua morte, "she was with her team".
É uma pena que a nossa casmurrice nos leve a apenas recuperar as nossas crenças quando delas precisamos.
Quando as coisas nos correm bem e nos sentimos os reis do mundo, então, aí, esquecemo-nos dos outros, dos mais necessitados e do próprio Deus.
Não é uma crítica que faço a esta actriz, é uma crítica à humanidade inteira.
Como se diz, neste fórum de discussão, o que conta é como é encaramos o momento efectivo da morte, se é com esperança e fé ou se é com desesperança e dúvida.
Cita-se a história do bom ladrão que viveu a sua vida no pecado e no crime e que, pela forma como encarou a morte, teve a garantia de que iria, nesse mesmo dia, para o paraíso.
Mas e se o bom ladrão, em vez de "ladrão" e "bom" (pelo menos no dia da sua morte) tivesse, antes sido, um bom cristão ou um bom pai de família ou um bom cidadão, não apenas quando sentiu que a morte se aproximava, mas no seu dia a dia ?
Esse é um desafio, se calhar, mais difícil de vencer do que a própria batalha do cancro.
Uma coisa é certa, Farrah morreu e deixa-nos um documentário televisivo e um exemplo de tenacidade, coragem, persistência e fé, tal como diz o seu companheiro Ryan O'Neill que a acompanhou até ao fim:
She’s gone. She now belongs to the ages. She’s now with he mother and sister and her God. (...) She was in and out of consciousness. I talked to her all through the night. I told her how very much I loved her. She’s in a better place now. She was with her team when she passed ... Her eyes were open, but she didn’t say anything. But you could see in her eyes that she recognized us.”

Talvez o seu bom exemplo, nesta fase da sua vida, possa servir de base a um renascimento do seu filho, preso, por tráfico de estupefacientes.

Sem comentários: