quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bookcrossing com Faro 1540


Texto enviado por e-mail pelo meu amigo Bruno Lage, presidente da Faro 1540:


Tal como já tinha sido referido, a associação “FARO 1540” está a dinamizar o bookcrossing no concelho da capital algarvia.
Recorde-se que Faro apesar de ser uma cidade universitária e capital de uma das principais regiões do país, não tinha este movimento bem enraizado apesar de Portugal ser dos países europeus onde este movimento tem maior expressão sobretudo nas cidades de Lisboa e Porto.
Esta realidade levou a “FARO 1540” a considerar mais oportuno que numa 1ª fase, fosse promovido a difusão deste conceito por intermédio de Crossing Zones ou Zonas Oficiais de Libertação (ZOL), onde todos os cidadãos poderão levantar e depositar os livros e publicações, em vez de serem libertados livros aleatoriamente em cafés, bancos de jardins e escolas como habitualmente acontece.
Assim, com o lançamento do projecto dinamizado pela “FARO 1540”, vão ser libertadas nos próximos dias perto de duzentas publicações pelas 12 entidades que se associaram a este projecto e que vão fazer de Faro, de acordo com as informações contidas no site Bookcrossing Portugal, a maior cidade do país em número de ZOL´s.
As Zonas Oficias de Libertação aderentes, todas elas identificadas pelo cartaz ZOL, nesta primeira fase foram: Associação de Solidariedade Social dos Professores (Delegação do Algarve), Biblioteca António Ramos Rosa, Bibliotecas da Universidade do Algarve (Gambelas e Penha), Centro Azul (Praia de Faro), Escola Secundária João de Deus, Espaço C, Espaço Internet (Sto António do Alto), Faro 1540, Hagabê Informática (Loja Faro), Nordik Bar e Sociedade Recreativa Artística Farense (“Os Artistas”).
Espera-se que este movimento seja “realimentado” a partir de hoje pelos diversos leitores (bookcrossers) e também pelas ZOL aderentes a este projecto, garantindo assim, que exista sempre disponível um conjunto razoável de publicações e livros que poderão circular entre diversos bookcrossers em vez de estarem parados e esquecidos em estantes.
A “FARO 1540” apela a todos os cidadãos que continuem a doar livros a esta associação, que depois de registar e etiquetar as referidas publicações no site bookcrossing.com serão posteriormente libertadas pelas ZOL farenses, passando a fazer parte integrante desta “biblioteca mundial” e a estar ao dispor de milhares de bookcrossers.

Sem comentários: