segunda-feira, 23 de março de 2009

A homossexualidade é uma doença ?


O autoré um Psicólogo Clínico, Prof. Universitário, de nacionalidade holandesa.
Toda a sua vida investigou sobre este tema e a tese de doutoramento já versou sobre isto. Ao longo da sua vida conseguiu curar completamente umnúmero elevado de pessoas com tendência homossexual e obteve melhoriassensíveis em muitas outras. (A percentagem de curas totais é de 30%).
O livro não contém recomendações morais, mas descrições psicológicas eindicações interessantes de terapia.

Não se trata de um estudo de ética,mas o contexto geral do livro é culturalmente saudável e, nesse sentido,acho que complementa e ajuda a enquadrar outro tipo de considerações.


Pareceram-me pontos fundamentais deste livro:


- a explicação sobre a origem da tendência homossexual (que não ébiológica, mas psicológica; o hermafroditismo não gera tendência homossexual);


- a identificação da homossexualidade como um tipo particular de neurose,que se pode produzir em determinado período da adolescência emconsequência de certos tipos de personalidade e contextos familiares;
- acho muito útil a descrição das características da tendência homossexual, em particular o profundo sentido de infelicidade que estetipo de neurose ocasiona (a ponto de a taxa de suicídios entre oshomossexuais ser muito elevada) e a instabilidade emocional (a frequênciade troca de parceiros é estatisticamente alucinante, muito superior à dos maiores devaneios heterossexuais).


- Gostei dos conselhos que dá para os próprios e as famílias enfrentaremcom êxito esta situação. Julgo que o livro tem razão quando diz que o quemais perturba, numa situação, destas é a pessoa não compreender uma sériede coisas que pensa e sente.


Nesse sentido, estas explicações são úteis para se identificar o problema e perceber como se resolve.


Já me esquecia de indicar a referência bibliográfica!


Gerard van den Aarweg, «Homossexualidade e Esperança»,


ColecçãoDocumentos, Editora DIEL.O contacto da editora é:Av. Almirante Reis, 142 - 1º Dt.1150-023 LisboaTelf.: 21 352 2083Telf.: 93 552 2083


Autor: José Maria André

Recebida por e-mail

4 comentários:

Anónimo disse...

Este livro não nos diz nada de novo.
Toda a gente sabe que os homossexuais são homens que cresceram num ambiente feminino, normalmente muito protegido pela mãe e onde a figura do pai está ausente ou é pouco participativa.
É óbvio que, na maioria dos casos, a homossexualidade é uma doença ou, melhor um vício, e cura-se, para quem quiser ser curado.

MRC disse...

Ainda sobre este tema, veja-se este blog de um homossexual que se esforça (e parece que bem) a passar a hetero e onde há muito material bibliográfico sobre esta matéria.

MRC disse...

E ainda este este link http://www.publimetro.cl/content/view/177662/Psiquiatra_espa_ol_dice_que_la_homosexualidad_es_una_patolog_a_que_tiene_cura.html

Anónimo disse...

http://www.catholiceducation.org/articles/homosexuality/ho0011.html