sexta-feira, 15 de maio de 2009

Competências sociais

Já que falamos de filmes, aqui deixo uma das minhas cenas preferidas que não me canso de ver e rever:

- A parte do filme Pay it forward (ou favores em cadeia) em que um professor de estudos sociais tenta mobilizar os seus alunos para o activismo cívico, através de um trabalho de casa original.

Esta cena é muito actual e tem muito a ver com a juventude actual que é uma juventude muito perdida e sem objectivos na vida.

Dizia uma psicóloga há uns tempos atrás, a propósito da cena do telemóvel da Escola Carolina Micaelis, que os jovens olham para o mundo e para os adultos e não gostam do que vêem e, por isso, não estão motivados para nada; nada os motiva.

A minha mulher, há uns anos atrás, era responsável por uma turma de curriculos alternativos, precisamente composta de jovens inteligentes, mas completamente desmotivados e uma das coisas que procurava desenvolver eram as chamadas "competências sociais", isto é, que eles se apercebam do contributo que podem dar para os outros e das vantagens que os outros lhes podem dar.

E fazia-o através de jogos muito simples onde se evidenciava as vantagens do trabalho em grupo- um possível caminho para ressuscitar a " verdadeira juventude" que existe no fundo destes velhos jovens.


Sem comentários: