A propósito deste post, parece-me importante chamar à atenção para o seguinte:
Há uma questão muito importante que nos passa muitas vezes despercebida, nos nossos dias.
A verdadeira ética, a verdadeira "lavagem ao cérebro", os valores que interiorizamos de forma involuntária, por osmose, resultam, em grande parte também dos spots publicitários.
E, num número muito significativo de spots, a lógica que está subjacente é sempre a do material prevalecer sobre o humano. Ou melhor, a ideia de sermos melhores pessoas, mais felizes se tivermos o produto X ou Y.
Daí o menino ou a menina que desiste de casar por causa do carro Xpto e por aí adiante.
Penso que, para além da questão da educação sexual que agora anda muito na berra (Vide triste iniciativa da RTP2, no dia da criança), seria muito importante implantar de forma definitiva a questão da EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA, de forma a que todos nós, com especial destaque para as crianças e adolescentes, saibamos "desconstruir" tudo o que os Media nos fazem, incluindo anular, ou pelo menos, atenuar os efeitos cerebrais e comportamentais da publicidade sobre nós.
A manipulação velada e subliminar, para mim, é mais grave, porque mais eficaz, do que a manipulação das polícias políticas ou dos Estados Totalitários.
Na realidade, quando se coloca a hipótese de um bem material ser dono de uma pessoa, é porque essa situação de totalitarismo já é um facto e não uma mera cogitação ou hipótese académica.
A verdadeira ética, a verdadeira "lavagem ao cérebro", os valores que interiorizamos de forma involuntária, por osmose, resultam, em grande parte também dos spots publicitários.
E, num número muito significativo de spots, a lógica que está subjacente é sempre a do material prevalecer sobre o humano. Ou melhor, a ideia de sermos melhores pessoas, mais felizes se tivermos o produto X ou Y.
Daí o menino ou a menina que desiste de casar por causa do carro Xpto e por aí adiante.
Penso que, para além da questão da educação sexual que agora anda muito na berra (Vide triste iniciativa da RTP2, no dia da criança), seria muito importante implantar de forma definitiva a questão da EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA, de forma a que todos nós, com especial destaque para as crianças e adolescentes, saibamos "desconstruir" tudo o que os Media nos fazem, incluindo anular, ou pelo menos, atenuar os efeitos cerebrais e comportamentais da publicidade sobre nós.
A manipulação velada e subliminar, para mim, é mais grave, porque mais eficaz, do que a manipulação das polícias políticas ou dos Estados Totalitários.
Na realidade, quando se coloca a hipótese de um bem material ser dono de uma pessoa, é porque essa situação de totalitarismo já é um facto e não uma mera cogitação ou hipótese académica.
Sem comentários:
Enviar um comentário