sábado, 16 de junho de 2007

The Departed


Tive oportunidade de ver, pela 1ª vez, em DVD, o oscarizado "The Departed".

Fiquei positivamente impressionado pelos pormenores técnicos de realização, a forma como a narrativa vai fluindo de forma escorreita e, por vezes, alucinantemente rápida.

Fantástica, mais uma vez, a interpretação de Jack Nicholson, um senhor do cinema.

Do ponto de vista negativo, destaco um certo nihilismo subjacente a todo o filme que assume o seu clímax na sua parte final.

Trata-se de uma característica muito típica de Martin Scorceese e que já no filme "Bringing out the dead" esteve muito presente.

Martin Scorceese é o realizador do "establishment" hollywoodesco, o mesmo que deixa de fora os filmes de Mel Gibson e Michael Moore.

Depois de ver os filmes dele, ficamos com a ideia que a raça humana é mesmo do pior que há e que a única solução passará necessariamente por dar um tiro na cabeça ou um salto do cimo da Golden Bridge (que agora está muito na moda, também).

Por tudo isto é que definitivamente Martin Scorceese não é um dos meus realizadores preferidos !
P.S.- Uma curiosidade, sabia que Jack Nicholson deixou de ser um adepto da "Pro-Choice" para passar a ser um convicto adepto do "Pro-Life", quando soube que a sua mãe esteve quase quase para fazer-lhe uma IVG? Imagine-se que, se ela tivesse ído adiante, perderíamos este Jack Nicholson ! E quantos já não se terão perdido? Mas isso são outras guerras...

Sem comentários: