quinta-feira, 7 de junho de 2007

Voltou o tempo da PIDE, só que vestida de cor de rosa


Excerto de entrevista de Fernando Portal, ex-presidente do Conselho de Administração do Hospital S.João da Madeira ao Jornal "O Regional":
Jornal “O Regional” – O seu mandato terminou em Março último. Esperava a sua não recondução?
Fernando Portal – Sempre me mostrei disponível e, em certo ponto, esperava, até porque não via ninguém que conhecesse muito o Hospital, a sua História, os seus meandros e os seus desenvolvimentos. Mesmo existindo mudanças no conselho de administração, não contava ser afastado desta maneira
Jornal “O Regional” – Como encarou a notícia?
Fernando Portal – Calmamente… Os anos de experiência que tenho deram-me essa maturidade. Não escondo a minha admiração e espanto por, num país livre e democrático, uma pessoa ser afastado por manifestar opiniões discordantes da tutela.
Jornal “O Regional” – Mas que razões lhe apresentaram?
Fernando Portal – Quero deixar claro que até ao momento ainda não recebi qualquer comunicação escrita e oficial do meu afastamento. Fui informado na véspera do 25 de Abril, pessoalmente, pelo então presidente da ARS do Centro, Fernando Regateiro, de que não iria ser reconduzido, por ter manifestado publicamente o meu descontentamento contra o projecto da reestruturação da Urgência deste Hospital. E, perante isto, fui saneado por não concordar com as opiniões do “patrão”
Jornal “O Regional” – Não será também um saneamento político?
Fernando Portal – Acho que não será por motivos partidários, embora, acredito, poderá ter ajudado… Mas o que se verificou foi um saneamento de pontos de vista que, na minha opinião, ainda é mais grave politicamenteNão gostou de ouvir as várias afirmações que eu tive, uma manifestação pessoal que se opunha à decisão de encerrar o Serviço de Urgência. Ao meu jeito de dizer, abertamente, o que penso e, talvez, politicamente, seja menos correcto, chamei a atenção para diversos contornos desta situação, que estariam a enganar, e a não esclarecer correctamente, a população…E não gostaram da minha intervenção …
Jornal “O Regional” – Sai magoado…
Fernando Portal – Muito. Sempre me mostrei disponível e não esperava este fim. E, quanto aos motivos apresentados...

in jornal " O Regional"

Ver também Correio da Manhã de 25 de Maio de 2007

1 comentário:

MRC disse...

Se esta atitude fosse adoptada por um governo de direita, caía logo o Carmo e a Trindade e diriam logo que voltámos ao fascismo e ao Salazarismo.
Como é um governo PS a adoptar estas atitudes e as do processo disciplinar ao professor da DREN, já os esquerdistas se calam e acham muito normal.